Fidelização de pacientes: primeiros passos para aplicar na sua clínica odontológica

Fidelizar um paciente não é tarefa fácil, principalmente na odontologia.

Muito além de prospectar, ter pacientes fiéis é essencial para o bom funcionamento de um consultório odontológico a longo prazo.

Isso porque a fidelização é a garantia de que seus pacientes voltarão, gerando um bom fluxo de atendimentos, deixando sua agenda sempre cheia e, por consequência, com um bom resultado financeiro.

Além disso, pacientes fidelizados costumam indicar seus serviços para amigos e familiares, e isso é benéfico para você.

Mas como fidelizar pacientes? O que é preciso fazer? Quais os primeiros passos?

A fidelização inicia com sua estratégia de marketing e com um bom relacionamento com o paciente. E ela só acontece quando seu paciente se sente realmente confortável em seu ambiente e seguro com seu atendimento. Por isso o profissionalismo é tão importante aqui.

Sendo assim, trouxemos aqui várias dicas que você pode colocar em prática em seu consultório odontológico para fidelizar seus pacientes. Elas vão te ajudar a aumentar a lucratividade do seu negócio com mais pacientes todos os dias.

Vamos lá?

Fidelização de pacientes: antes do seu paciente chegar até você

A experiência do seu paciente começa no momento em que ele entra em contato com sua clínica.

Como é seu atendimento? Via redes sociais, telefone, e-mail? Em todas as ferramentas seu paciente é atendido rapidamente, com eficiência?

Como comentamos, a fidelização começa junto com sua estratégia de marketing digital. Quando planejar suas ações, seja no meio digital ou não, tenha também estruturado sua forma de atendimento.

Aposte também em ótimos equipamentos. Uma boa conexão com internet, bom treinamento para sua secretária ou auxiliar fazem toda a diferença.

Tudo isso para seu atendimento ser bem feito e seu paciente ser bem recebido, muito antes de entrar em sua clínica.

Fidelização de pacientes: um guia prático

fidelização de pacientes

Nos próximos tópicos, traremos um guia com os principais pontos que uma clínica deve se atentar para ter uma alta taxa de fidelização de pacientes.

Vamos lá?

Tenha um ambiente aconchegante

Sua sala de espera, assim como seu consultório, devem ser aconchegantes.

Isso garante que seu paciente se sinta bem nos diversos ambientes que compõem seu consultório.

Tenha cadeiras e poltronas confortáveis. Se aproprie de cores que constroem um ambiente tranquilo e amigável.

Tenha livros ou revistas dispostas para quem está na sala de espera.

Dentro do seu consultório, mantenha tudo organizado. Músicas também são bem vindas. Vale optar por trilhas calmas, até mesmo instrumentais.

Tenha cuidado com o volume da música, não deve ser nem muito alto, nem muito baixo, a ponto de se tornar um ruído que incomode o seu paciente.

Você pode ler mais sobre isso no nosso blog sobre Marketing sensorial na odontologia: o que é e como aplicar?

Tenha uma agenda flexível

Agendas lotadas trazem pontos positivos e negativos. Para tanto, equilíbrio é essencial neste quesito.

Sua secretária é ponto chave nesse processo. Ela deve ser bastante atenciosa ao atender um paciente que quer marcar uma consulta.

Ouvir o paciente é essencial, assim como ter uma lista de pacientes em espera.

Saber administrar a agenda para que as urgências sejam atendidas sem deixar o paciente com meses de espera é fundamental.

Faça o possível para atender a necessidade de todos de acordo com a disponibilidade deles. Sempre que surgir um horário vago em sua agenda, contate um dos pacientes na lista de espera.

Uma agenda online pode ser a solução aqui, uma vez que ela traz diversas vantagens no quesito de organização.

Tenha um atendimento exclusivo

Seu atendimento além de muito atencioso, deve ser exclusivo. 

É importante que o paciente sinta que o atendimento prestado a ele é personalizado de acordo com as suas necessidades.

Mas como fazer isso?

Atenda seu paciente com profissionalismo, e ao mesmo tempo, como se ele fosse de casa.

O equilíbrio destes dois aspectos vai garantir que seu atendimento apresente um diferencial, algo único que seu paciente vai levar em consideração na hora de procurar um dentista.

Consulta inesquecível

O caminho da fidelização inicia no atendimento, seja ela pelo telefone, ou diretamente dentro da clínica.

Sua recepção conta muito aqui, mas o dentista também. Seu atendimento é a chave mestra da fidelização.

No momento do atendimento, tanto o dentista quanto a secretária devem ser cordiais. Explique tudo da forma mais simples possível, sempre de maneira atenciosa.

Chame seu paciente pelo nome, seja cuidadoso com os procedimentos e, se precisar explicar algo para seu paciente, faça isso de forma compreensível.

Atenção no atendimento é algo que parece básico, mas muitas vezes é o que os pacientes mais sentem falta durante suas consultas.

Seu paciente precisa voltar? Deixe claro para ele os benefícios de já agendar as próximas consultas e finalizar todo o tratamento.

Assim, caso você procure vender algum serviço extra ou plano, aproveite essa conversa para oferecer esses benefícios para seus pacientes.

Aqui também é importante ressaltar o pós-atendimento nesse processo de fidelização. É aí que entra a necessidade de utilizar as mensagens.

Utilize mensagens para aumentar a fidelização de pacientes

Sabemos que captar pacientes para clínicas e consultórios é bem difícil e portanto, uma vez captado, esse paciente deve ser fidelizado para evitar sua evasão.

Segundo o IBGE, 155 milhões de brasileiros têm celular. Ou seja, utilizar uma estratégia de envio de mensagens, como SMS, não deve ser ignorada.

Além de despertar grande parte da atenção do paciente, o envio de SMS trás proximidade comunicacional.

Essa ação de importar-se com o paciente, é o que mais fideliza, independente do ramo. 

Mas o envio de mensagens pode ser um tanto trabalhoso para a secretária, ou para o dentista que trabalha sozinho. Por isso, a principal dica é automatizar esse processo.

Explore as automações

O universo digital surgiu e se tornou a principal ferramenta para se relacionar com seu paciente.

Já é possível até automatizar o atendimento de pacientes pelos aplicativos de troca de mensagens.

Ele permite uma interação e um relacionamento mais duradouro, sem muita dificuldade.  

Além de estar presente no meio digital, conte com as automações para melhorar o seu dia a dia.

Com o Dental Office, por exemplo, é possível automatizar o envio de mensagens via SMS ou WhatsApp para facilitar o dia a dia da clínica.

Essas funcionalidades são essenciais para tornar esse processo menos manual e burocrático, e ter uma melhor gestão de tempo e de atividades dentro da clínica.

Veja mais sobre como o Dental Office pode ajudar neste quesito clicando aqui

Outras vantagens do envio de mensagens para pacientes da clínica odontológica

Além do que vimos no tópico anterior, as mensagens podem ter outras funções que podem ser muito úteis para a sua clínica odontológica.

São elas

  • Lembrete de consultas
  • Confirmação de agendamentos
  • Educação e conscientização
  • Atendimento personalizado
  • Feedback e avaliações

E falando em feedbacks, você pode utilizar os nossos Modelos de Pesquisa de Satisfação para Clínicas Odontológicas.

É só clicar aqui embaixo e acessar gratuitamente:

Utilize um software de gestão

Como falado anteriormente, é muito importante um atendimento inesquecível para oferecer a melhor experiência, não é mesmo?

Mas para que isso seja possível, é interessante contar com ferramentas que lhe auxiliem em todo o processo.

Um software de gestão torna sua gestão muito mais ágil e facilita muitas funções além do atendimento. Como por exemplo:

Controle financeiro

A organização do setor financeiro é fundamental para que seu consultório continue funcionando.

Com um sistema automatizado você tem mais segurança do fluxo de caixa, contas a pagar e receber, comissionamentos, entre outros detalhes.

Assim, a partir de relatórios financeiros você consegue definir a causa dos problemas e evitar futuros problemas

Controle da agenda

Um software integra todas as informações e com a agenda não é diferente.

Além de eliminar toda aquela papelada de agenda convencionais, fica muito mais fácil organizar e gerir sua agenda, além de reduzir as faltas.

Automação de marketing

Enviar SMS e e-mail aos pacientes é uma poderosa estratégia que pode ser feita diretamente do seu software de gestão.

Além de ser simples e rápido, é perfeito para diminuir as faltas, melhorar a rotatividade, diminuir o número de ligações, aumentar a satisfação dos pacientes e captar novos pacientes.

Nesse sentido, um software como o Dental Office você encontra isso e muito mais. Com ele é possível gerenciar seu consultório a qualquer hora e em qualquer lugar: o sistema é 100% online.

Entretanto, essas são apenas algumas das funções que você pode utilizar para otimizar sua gestão. Um software completo tem muitas outras funcionalidades que fazem toda a diferença.

Então, se você está a procura de soluções para tornar mais produtiva e ágil a gestão do seu consultório, um software odontológico é perfeito!

Faça um teste e veja na prática o que podemos fazer por você:

Fidelização de pacientes sem segredos!

Essa nova tendência tecnológica na odontologia está otimizando a fidelização de pacientes nos consultórios e clínicas de todo Brasil.

Portanto, aproveite para utilizar todas as funcionalidades que um software odontológico pode oferecer para te ajudar na fidelização dos seus pacientes.

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Agradecemos a sua leitura e até a próxima.

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