Franquias odontológicas: vale a pena investir?

Todo dentista formado tem o momento em que sonha abrir seu próprio consultório ou clínica odontológica.

A tarefa de administrar e dar conta de tudo o que envolve sua empresa é um desafio e, uma ótima opção nestes momentos, pode ser optar por uma franquia para este empreendimento. 

Existem muitas opções de franquias para dentistas e vale a pena levar as franquias odontológicas em consideração.

Elas servem como apoio para o dentista em diversas situações, principalmente no que diz respeito a administração.

Uma coisa é fato: independente do seu negócio estar no início ou a anos no mercado, é importante considerar tornar seu consultório ou clínica em uma franquia. Seja a franquia nova ou uma já existente. 

Quer saber por quê? Então confira as vantagens desta escolha:

Como funciona uma franquia de clínica odontológica?

Uma franquia de clínica odontológica pode funcionar de diversas maneiras. Tudo depende do que foi estabelecido previamente pelo fundador da franquia.

O foco pode estar na abertura de clínicas que oferecem tratamentos dentários, ortodônticos, odontopediátricos ou até mesmo com diversas especialidades. 

A maior parte das franquias odontológicas conta com equipes e empresas que auxiliam na administração de sua clínica.

Elas fazem isso através do atendimento ao cliente, ou até mesmo conectando a franquia à uma empresa que dá assistência. 

Toda a estruturação de uma clínica odontológica através de uma franquia deve acontecer de acordo com as diretrizes da mesma.

A escolha da localização, decoração, tipos de serviço; isso tudo é especificado de acordo com o tipo da franquia e da decisão do gestor do plano da franquia.

Algumas franquias existem com mais de um tipo de plano. Elas demandam tamanhos diferentes do local e investimento no modelo proposto.

É necessário entrar em contato com cada franquia para escolher um plano. 

Algumas franquias são voltadas para especialidades focadas, outras trabalham apenas com cirurgiões dentistas, ou até mesmo ortodontistas.

Vale a pena conferir nossa lista de opções de franquias a frente e descobrir qual faz mais sentido para você neste momento. 

Panorama de franquias odontológicas no Brasil

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), de uma forma geral este setor cresce bastante, principalmente desde 2017.

Quando se fala em franquias odontológicas, as porcentagens de crescimento são ainda mais positivas.

A verdade é que a população está alcançando uma taxa de longevidade de vida bem alta. 

O reflexo é que cada vez mais pessoas procuram por profissionais que as ajudem a manter a qualidade de vida. O dentista é um destes profissionais.

No setor odontológico, a procura por clínicas e consultórios que deem conta de procedimentos, principalmente estéticos, é o que mais vem crescendo.

Além do mais, sendo um franqueado, seu consultório irá conseguir fidelizar um grande número de pacientes. 

O setor é promissor, mas você quer ter ainda mais motivos para ter sua franquia? Vamos para alguns benefícios desse modelo de mercado:

5 motivos para abrir uma franquia odontológica no Brasil!

Além do ótimo momento para as franquias, ressaltamos a segurança deste tipo de investimento.

Uma vez que esse mercado está em ascensão, existem mais motivos para abrir uma franquia odontológica. Confira:

  • O Brasil é um dos dez maiores mercados de saúde no mundo. Atualmente ele ocupa a 8ª posição no ranking mundial;
  • Quase 70% da população não tem plano de saúde, o que reforça a busca por serviços de saúde particulares. Franquias costumam trabalhar com valores mais acessíveis para a população e isso pode significar uma quantia grande de pacientes. 
  • O mercado de odontologia brasileiro é o terceiro maior do mundo. Ele fica atrás apenas de Estados Unidos e da China, segundo a BBC. Segundo a Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos) mais de 12 milhões de pessoas visitam dentistas para resolver problemas ortodônticos no país.
  • Franquias possuem mais visibilidade no mercado. Isso significa mais marketing para sua clínica odontológica, e por conseguinte mais pacientes, mais oportunidades para aumentar a captação do número de pacientes para sua clínica.
  • A rede de franquia irá treinar o franqueado para administrar o negócio. Dessa maneira, os resultados positivos são alcançados com mais agilidade.

Quais as principais franquias do país?

Pensando em se tornar um dentista franqueado? Separamos algumas das franquias odontológicas mais famosas do país. Confira nossa lista de 10 opções de franquias para dentistas:

  1. Odonto Company
  2. Sorrifácil
  3. Orto Estética – Dentistas Especializados
  4. Pop Dentes
  5. Odonto Vida
  6. Odonto Center
  7. OrtoPlan – Especialidades Odontológicas
  8. Dental Arte – Clínicas odontológicas
  9. Coife Odonto – Clínicas Odontológicas
  10.  Instituto de Radiologia Odontológico – IRO

Se atente aos detalhes!

O processo de escolha de qual franquia optar não deve ser feito com presa. Conheça as opções, converse com colegas que optaram por trabalhar com franquias, contate  a equipe das empresas que fazem sentido para a sua região.

Cada franquia conta com uma série de exigências bastante específicas e particulares. Por isso preste muita atenção nas entrelinhas antes de fechar um contrato.

Ler o contrato por completo é muito importante. Caso você sinta que precisa de auxílio profissional, conta com o conhecimento de um advogado para garantir que tudo esteja de acordo. 

Apenas ter o montante necessário para abrir uma filial da franquia não é o suficiente. Pesquise e conheça as possibilidades desse mercado! 

Além do mais, leve em consideração o lugar em que você pretende abrir sua filial da franquia. Você como gestor deve estudar e compreender se existe a oportunidade, e se ela é viável na cidade onde quer implantar a ideia! 

Como funciona o processo de seleção para franquias odontológicas?

O processo para se tornar um franqueado em uma franquia odontológica não é igual para todas as franquias. As etapas de maneira geral possuem algumas distinções. 

Contudo, as etapas deste processo costumam ser baseadas numa mesma ordem. Confira o processo básico para se tornar um dentista franqueado: 

  • Preenchimento do formulário de interesse;
  • Análise das informações recebidas;
  • Reunião Inicial;
  • Reunião Presencial na Matriz Franqueadora;
  • Recebimento da COF;
  • Assinatura do Pré-Contrato;
  • Escolha do ponto;
  • Elaboração do Projeto da Unidade;
  • Processo de Obra
  • Trilha do Conhecimento;
  • Implantação da Unidade.

Franquias odontológicas e sua gestão

Franquias odontológicas auxiliam e muito o dentista que também é o gestor de seu consultório ou clínica odontológica.

As empresas de franquia costumam contar com o auxílio de outras empresas que apresentam soluções e informações para gestão financeira e administrativa.

Contar com ferramentas e sistemas que auxiliam na administração de sua clínica odontológica é extremamente importante.

Fazendo parte de uma franquia você terá bastante apoio, mas ainda assim é necessário garantir que diariamente os processos aconteçam da melhor forma. 

Para garantir que sua gestão seja efetiva em todos os setores, conte com um software de gestão completo para sua clínica ou consultório odontológico.

Conheça as funcionalidades do Sistema de gestão Dental Office e otimize os processos internos do seu negócio! 

Franquias odontológicas: vale a pena investir?