Concurso público para dentistas: como funciona na prática?

Se você é dentista e busca ter mais estabilidade e bom retorno financeiro, pleitear uma vaga na administração pública pode ser um caminho para você. Afinal, já considerou participar de um concurso público para dentistas?

Nesse post vamos falar tudo o que você precisa saber para participar de um concurso público na área odontológica:

  • O que são os concursos públicos;
  • Quais as vantagens de ser um dentista concursado;
  • Como se preparar para um concurso público;
  • E muito mais!

Então se você quer saber mais sobre esse assunto, continue lendo esse post!

O que são os concursos públicos?

concurso público para dentistas

O concurso público nada mais é do que um processo seletivo realizado por órgãos e entidades públicas a fim de preencher o quadro de profissionais para atuar na administração pública. 

Existem empresas especializadas em realizar todo o processo seletivo, como Vunesp, Cespe, Fundação Carlos Chagas (FCC), entre outras. O processo seletivo é realizado através de provas, que podem ser objetivas, discursivas e até mesmo práticas, dependendo do cargo e atribuição.

Uma das funções dos concursos públicos é garantir a lisura no preenchimento do quadro de pessoas na esfera pública, respeitando os princípios da igualdade e da isonomia. Ou seja, de que todos são iguais perante o Estado e as leis. 

Como funciona o concurso público para dentistas?

O concurso público para dentistas é uma seleção de profissionais de nível superior para compor a administração pública. Esta pode ser a nível municipal, estadual ou federal. Os concursos podem estar divididos por especialidade odontológica, como odontopediatras, endodontistas, implantodontistas e afins.

Nestes casos, além do diploma da graduação, é necessário o certificado de conclusão da especialidade a qual o candidato vai pleitear a vaga. É necessário também que o candidato esteja regularmente registrado no Conselho Regional de Odontologia.

Em alguns casos, a instituição pública pode pedir algum nível de experiência que possa ser comprovada. Todas essas informações podem ser conferidas no edital do concurso.

Quais as vantagens

Existem muitas vantagens de ser um dentista concursado. Abaixo listamos os 3 principais para você que quer entender melhor sobre a carreira pública. Veja:

Estabilidade

Uma das principais vantagens da carreira como servidor público, independente da área, é a estabilidade, tanto financeira quanto de trabalho. Vale ressaltar que cada empresa ou órgão público tem suas diretrizes no que se refere a demissões e dispensa de servidores.

Contudo, algumas entidades públicas seguem o que está previsto pela Consolidação das Leis Trabalhistas, mais conhecida como CLT. Neste caso, os direitos e benefícios se assemelham ao que ocorre no setor privado.

Leia mais em: Questões trabalhistas que todo dentista deve saber

Neste caso, é importante ler o edital para saber qual é o modelo de contratação da entidade pública. No geral, a estabilidade é uma das grandes vantagens de ser um servidor público no Brasil. 

Plano de carreira 

Outro atrativo para entrar no serviço público, é o plano de carreira que as entidades oferecem. Normalmente, o servidor inicia seu trabalho no setor público sabendo quais podem ser as mudanças de cargo e crescimento interno que ele pode ter.

Alguns cargos públicos também oferecem aumento de remuneração de acordo com cursos que o servidor realiza e as qualificações que busca. Além disso, o tempo de casa também interfere para o aumento gradual de salário.

Salários

E por falar em salário, essa também pode ser uma vantagem para muitos profissionais. Uma procura rápida no portal SanarSaúde mostra a quantidade de concursos para dentistas abertos no momento e a remuneração de cada um. 

Para a Prefeitura de Patos de Minas, em Minas Gerais, por exemplo, a remuneração chega a R$ 10.055,34. Já na Prefeitura de Socorro, em São Paulo, o salário é de R$ 5.672,91.

Como se preparar para um concurso público para dentistas?

concurso público para dentistas

Agora que já vimos o que é o concurso público para dentista e quais as suas vantagens, precisamos falar como você pode se preparar para participar de um.

Aqui vamos elencar 3 principais dicas para você, dentista, tirar o maior proveito da sua preparação para esses desafios. Vale lembrar que essas são dicas primárias, e que você pode incluir outras frentes para garantir a vaga que sempre sonhou. 

Vamos lá?

Veja o edital com atenção

Uma das primeiras e mais importantes dicas é ler o edital do concurso com atenção. Afinal, é nesse documento que você vai encontrar todas as informações que precisa para realizar uma boa prova e entender o passo a passo do concurso.

Além da descrição dos cargos, quantidade de vagas, salários e processo de inscrição, o edital também traz informações importantes sobre as provas, com o conteúdo que deve ser estudado para um bom aproveitamento. 

Essa é uma informação essencial para garantir que o dentista estude apenas as matérias necessárias, e destine os esforços para os conteúdos corretos. Assim, a probabilidade de você se sair bem na prova é muito maior.

Portanto, leia o edital com atenção e crie uma rotina de estudos com base no que está descrito nesse documento.

Refaça provas anteriores

Outra forma de garantir um bom aproveitamento na prova de um concurso público para dentistas, é refazer provas de outros concursos para o mesmo cargo. Essa estratégia é muito utilizada e pode ser vital para a sua aprovação.

Fazer a revisão dos exercícios é fundamental para memorizar o conteúdo estudado, dando mais segurança na hora da prova. Outra estratégia que pode ser feita com as provas anteriores é simular o dia do concurso, fazendo com o tempo determinado no edital, e claro, sem intervenções de terceiros ou ajuda dos livros e internet.

Dessa forma, você consegue se preparar para o ambiente da prova, ficando mais tranquilo no dia. Assim, a chance de aprovação também fica muito maior.

Crie uma rotina de estudos

Por último, mas obviamente não menos importante, crie uma rotina de estudos. O concurso público para dentistas costuma ser bem concorrido, especialmente se levarmos em consideração o alto número de profissionais formados no Brasil que buscam as vantagens que vimos acima.

Por isso, estudar e se preparar para o concurso desejado é primordial para ter sucesso e conseguir a vaga tão desejada. Como falamos acima, o ideal é criar essa rotina de estudos com base no conteúdo indicado no edital.

No entanto, lembre-se de que, normalmente, as provas de concursos vão muito além da área de interesse, nesse caso, muito além da odontologia. Concursos públicos também pedem competências como raciocínio lógico, legislação, entre outros assuntos.

Portanto, não se esqueça de incluir esse conteúdo nos seus estudos. Assim ,você vai estar ainda mais preparado para o dia da prova.

Afinal, vale a pena ser dentista concursado?

A resposta para essa pergunta vai depender muito do tipo de carreira que você, dentista, busca para você. Se o seu sonho é ter seu próprio negócio e abrir sua clínica ou consultório, esse provavelmente não é o melhor caminho para você.

Veja mais sobre como abrir um consultório no nosso material gratuito abaixo:

Agora, se você está em busca de maior estabilidade financeira, de um salário atrativo, e de um plano de carreira bem estabelecido, o concurso público para dentistas pode ser interessante.

O ideal é colocar os prós e contras em uma balança para chegar ao cenário ideal de decisão e de escolha para a sua vida profissional.

Enfim,

Chegamos ao fim de mais um conteúdo aqui no Blog Dental Office. Esperamos que esse post tenha esclarecido as suas principais dúvidas a respeito do concurso público para dentistas.

Se você é dentista concursado, deixe aqui nos comentários a sua experiência para ajudar outros colegas. Não deixe de compartilhar esse conteúdo com os amigos de profissão que estão em dúvida sobre qual caminho profissional seguir.

Te esperamos no nosso próximo post. Agradecemos a sua leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Preencha o formulário abaixo.

    Enviando...