Chatbot para Dentista: Como a Inteligência Artificial (IA) pode contribuir no atendimento imediato e agendamento de consultas?

O perfil dos pacientes está mudando. A digitalização trouxe o que chamamos de “paciente digital” – que usa a internet tanto para pesquisar sobre novos tratamentos e profissionais, como para agilizar as demandas diárias, por exemplo com o agendamento de consultas.

A Inteligência Artificial (IA) tem sido usada com sucesso por meio de chatbot para dentistas, agilizando diversas demandas e oferecendo um atendimento mais próximo e eficiente aos pacientes.

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Você ainda não usa essa solução na sua clínica – e nem sabe qual a importância dela? Então siga a leitura!

Qual a importância do atendimento de alto nível em clínicas odontológicas?

chatbot para dentista

O atendimento de alto nível é extremamente importante no setor de saúde. Muitas vezes, ele pode ser o divisor de águas para o paciente, decidindo entre duas clínicas ou profissionais.

Com a mudança no perfil do paciente, cada vez mais oferecer um atendimento ágil, simplificado e em diferentes horários é essencial. 

Um levantamento realizado pela Cloudia, empresa de chatbot em saúde, mostrou que 64% das solicitações de agendamentos de consultas e procedimentos ocorrem fora do horário comercial. 

Se você não tem uma solução de agendamento, só conseguirá atender a essa solicitação no outro dia – fazendo o paciente aguardar e oferecendo uma experiência pouco positiva.

Outro estudo, desta vez realizado pela Jay Baer, mostrou que 32% dos consumidores que interagem com as empresas pelas mídias sociais esperam uma resposta em até 30 minutos. E, de acordo com o levantamento da SalesForce, 64% dos clientes desejam comprar com empresas que consigam atender suas necessidades em tempo real.

Todos esses dados nos mostram que:

  1. os pacientes procuram por atendimentos e agendamentos fora do horário comercial;
  2. os pacientes desejam um atendimento ágil e rápido por todos os canais, incluindo as redes sociais;
  3. os pacientes preferem agendar consultas com clínicas e consultórios que conseguem atendê-los rapidamente, em tempo real e de forma eficiente.

Se você não está oferecendo esse tipo de atendimento aos seus pacientes e futuros pacientes, pode estar perdendo agendamentos.

Quais os problemas mais comuns desse setor?

O telefone ainda é um dos meios mais usados nas clínicas e consultórios para o atendimento aos pacientes. Assim como o WhatsApp. 

Porém, se você realiza esses atendimentos apenas com atendentes humanos, poderá se deparar com umas série de problemas, como: linhas congestionadas, falta de canais para contato, dificuldade do atendente dar conta do volume de solicitações, demora em responder os pacientes, respostas insatisfatórias e dificuldade do paciente resolver sua demanda pelos canais online.

Todas essas questões, é claro, acabam trazendo uma experiência ruim para o paciente. E se esse for o primeiro agendamento, a dificuldade de contato pode fazer com que ele acabe desistindo da ideia – ou sinta-se inseguro com a capacidade e o profissionalismo da clínica.

IA e chatbot para dentistas: como contribuem para o atendimento?

chatbot para dentista

A boa notícia é que a tecnologia pode ajudar a resolver todas essas questões e destacar o seu consultório. O chatbot para dentistas que trabalha com inteligência artificial é uma das principais escolhas para automatizar seu atendimento, funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O chatbot é um robô de conversação que funciona nas redes sociais, nos aplicativos de mensagens (como WhatsApp) e também no site da sua clínica. Esses robôs conseguem interagir com seus pacientes de diferentes formas, como:

  • respondendo as dúvidas mais comuns (endereço, telefone, horário de funcionamento, questões pré e pós consultas ou tratamentos);
  • realizando agendamento de consultas ou remarcando horários, com mais autonomia para os pacientes;
  • disparando lembretes de consultas e solicitando a confirmação;
  • atuando de forma pró-ativa nos seus anúncios nas redes sociais, por exemplo interagindo com quem deixa um comentário nessas ações, ajudando a captar mais pacientes.

Inteligência Artificial

Nem todos os chatbots funcionam com inteligência artificial – e esse é um investimento diferenciado e muito interessante.

Outro modelo possível é o robô baseado em regras. Ele é programado para responder uma determinada quantidade de perguntas – e qualquer interação que fuja do “script”, ele não entenderá e nem poderá oferecer ajuda ao paciente.

Já o chatbot para dentistas com inteligência artificial tem a capacidade de aprender de forma semelhante aos humanos. Ele é capaz de identificar a linguagem, o contexto e a interação, reagindo com base nisso. Quanto mais pessoas ele atende, mais inteligente ele fica – oferecendo respostas ainda mais acuradas e com uma linguagem próxima à nossa.

O robô, ainda, é treinado para entender as diferentes variações de frase, graças a um recurso chamado Processamento de Linguagem Natural (PNL), ajudando a identificar as diferentes frases usadas para uma mesma pergunta e a ignorar os possíveis erros de digitação.

Para o setor de saúde, o chatbot com inteligência artificial é o mais recomendado, já que ele oferece uma experiência de atendimento muito mais completa e próxima a oferecida pelos humanos, porém com todas as vantagens do chatbot.

Vantagens do chatbot para dentista com IA

chatbot para dentista

Ainda não está claro como o chatbot para dentistas com inteligência artificial é capaz de contribuir para o seu consultório? Veja as vantagens de forma detalhada.

Facilidade e comodidade aos pacientes

Sem dúvida, a principal vantagem do chatbot para dentista com IA é a comodidade oferecida aos pacientes – que podem agendar seus horários quando tiverem mais tempo em suas rotinas, mesmo que isso seja fora do horário comercial da clínica.

Além disso, eles não precisam ligar e nem se deslocar, podendo agendar seu horário pelo celular, usando os aplicativos de mensagens ou as redes sociais que já estão acostumados (sem precisar baixar nenhum aplicativo extra).

E, tudo isso, com velocidade e eficiência. Se o paciente não realizou o agendamento porque está com alguma dúvida, por exemplo, ele pode interagir com o robô, esclarecer suas questões e já proceder com o agendamento, sem ter que ficar aguardando horas ou dias até uma resposta.

Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana

Como mostramos, a maior parte dos atendimentos é realizada fora do horário comercial. Se você não conta com um sistema de automatização dos agendamentos, pode perder muitos pacientes por isso – já que eles não irão ficar aguardando por horas ou dias até uma resposta.

Com um chatbot, sua clínica será capaz de atender rapidamente às demandas dos pacientes, mesmo que elas aconteçam fora do horário comercial, aos finais de semana ou feriados. Caso o chatbot não consiga resolver sozinho a questão, ele poderá passar a um atendente humano – que já terá todas as informações necessárias para oferecer um atendimento mais preciso.

Aumento no número de agendamentos

Com todos esses pontos, é claro que o número de agendamentos será maior. Você conseguirá aproveitar o que chamamos de “micromomentos”, que são aquelas pequenas pausas no dia a dia que usamos para resolver demandas e navegar na internet.

Por exemplo, enquanto usamos o transporte público, nos comerciais televisivos ou entre uma demanda e outra no trabalho. É nesse pequeno momento que seu paciente está navegando na internet – e pode se lembrar de agendar a consulta ou interagir com um anúncio da sua clínica.

Aliás, ao usar o chatbot junto dos seus anúncios, você consegue aumentar ainda mais a captação de pacientes. Afinal, o robô começará uma conversa com todos que comentarem na sua publicação, tirando as dúvidas e já indicando o agendamento.

Diferenciação da clínica

Com um atendimento diferenciado, otimizado e estratégico, focado nas necessidades dos seus pacientes, sua clínica será vista de forma diferente perante à concorrência. Muitos pacientes entenderão que todos esses cuidados demonstram a importância que a sua clínica dá ao conforto e a experiência das pessoas que atende.

Além de ajudar a aumentar a fidelização, essa diferenciação passa mais credibilidade e profissionalismo, reduzindo as possíveis rejeições e inseguranças que muitos teriam no primeiro agendamento.

Inúmeras possibilidades de uso

Embora o uso para o agendamento de consultas seja o mais usual, o chatbot para dentistas pode ajudar em diversas outras demandas. Por exemplo:

  • reduzindo a taxa de no-show, ao enviar lembretes e solicitar confirmação da consulta;
  • educando os seus pacientes, tirando as dúvidas mais usuais e enviando orientações antes e depois de exames, cirurgias e outros procedimentos;
  • captando mais pacientes, especialmente quando usado dentro de uma estratégia de marketing.

Ou seja, o robô se torna um verdadeiro aliado da sua clínica, automatizando diferentes funções e liberando suas secretárias e diversos profissionais para focarem em outras atividades que demandam, realmente, a presença humana.

Conheça a Cloudia

Gostou de conhecer mais sobre o chatbot para dentistas com inteligência artificial? Então, você precisa conhecer a Cloudia, uma verdadeira assistente virtual das clínicas.

A Cloudia é um robô movido a IA que funciona nas redes sociais (Facebook Messenger, Instagram Direct e WhatsApp) e também no site da clínica.

Ela é capaz de responder às perguntas e interagir com os pacientes, realizar o agendamento de consultas de forma integrada com a agenda virtual do seu consultório, agir proativamente nas suas campanhas de marketing digital (interagindo com quem comentar em seus anúncios), disparar lembrete de consultas e solicitar confirmação e muito mais.

Além de todas essas vantagens, a Cloudia possui integração com diferentes softwares odontológicos e é muito fácil de usar e configurar.

Agora que você já sabe tudo sobre chatbot para dentistas, que tal conferir o funcionamento dessa tecnologia na prática? Teste como paciente e entenda como seria a experiência dos pacientes do seu consultório com esse robô!

Esse conteúdo foi escrito pelo blog da Cloudia, o primeiro chatbot para a área da saúde no Brasil

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