5 coisas para colocar em prática no seu consultório odontológico ainda em 2020

O ano de 2020 está chegando ao fim. No entanto, ainda há tempo de colocar algumas coisas em prática no seu consultório odontológico antes deste ano acabar.

Neste post listamos algumas ações que ainda podem ser feitas antes do dia 31 de dezembro. Ações que vão desde a gestão administrativa e financeira a até mesmo em relação ao atendimento aí na sua clínica.

Vamos lá?

1 – Pesquisa NPS

NPS é a sigla para Net Promoter Score, que nada mais é que uma métrica utilizada para medir a satisfação e lealdade do cliente. Muitas empresas utilizam esse sistema por ser prático, rápido e eficaz.

Com o NPS é possível saber qual é a impressão que seus clientes têm do seu negócio por meio de uma única questão. Assim, os resultados são fáceis de ler e interpretar. 

Para fazer uma pesquisa NPS é simples. Após o atendimento ao seu paciente, este deve responder: De 0 a 10, o quanto você indicaria o nosso consultório para um amigo?

Com base nessas respostas, você consegue identificar se o seu paciente é um Detrator (nota de 0 a 6), Neutro (nota de 7 a 8) ou Promotor (nota de 9 a 10). A partir disso, além de saber qual é a impressão que seus pacientes têm do seu consultório, é possível saber quantos pacientes podem indicar seu serviço para terceiros.

Para aprender outras informações e a como calcular o resultado da sua pesquisa NPS, acesse: NPS: o que é e como aplicar em seu consultório odontológico

2 – Corte de gastos desnecessários

Não espere 2021 para iniciar o corte de gastos desnecessários no seu consultório odontológico. O ideal é já iniciar o próximo ano com as contas o mais equilibradas possível. Para isso, você pode:

  • Revisitar seus contratos com fornecedores; 
  • Pesquisar preços mais em conta em insumos para o seu consultório
  • Otimizar seu estoque
  • Analisar os pequenos custos

Tudo isso pode te ajudar a entrar no próximo ano com a clínica financeiramente saudável e pronta para os desafios de 2021.

3 – Inicie as metas para 2021

Outra coisa fundamental para qualquer negócio é estipular metas. Para consultórios odontológicos isso não é diferente. Saber quais são os objetivos no próximo ano podem te ajudar a tomar decisões mais conscientes e assertivas.

Para definir as metas do ano que vem, é importante ter dados que te auxiliem nessa jornada. Relatórios de receita, produtividade e lucratividade, por exemplo, podem te ajudar nessa missão.

Com todas essas informações, defina suas metas de curto, médio e longo prazo, sempre acrescentando como esse objetivo será alcançado.

Por exemplo:

Meta: aumentar a produtividade da clínica em 30%

Como fazer: treinando meus colaboradores e investindo em tecnologia

Meta: fechar 50 tratamentos em 2021

Como fazer: aprimorar o atendimento e dar novas condições de pagamento 

Mas atenção, é importante sempre colocar metas alcançáveis e realistas. Assim, os esforços serão concentrados nas atividades corretas. Para saber mais sobre metas e planejamento, acesse nosso post de planejamento para 2021.

4 – Atualize seu plano de negócio

Quando foi a última vez que você revisitou o seu plano de negócio? Essa etapa está totalmente ligada com a definição de novas metas. Portanto, quando estiver definindo os objetivos para 2021, esteja com o seu plano de negócio em mãos.

O ideal é que esse processo seja realizado ao menos uma vez por ano, ou quando há alterações no mercado. E dezembro é o momento ideal, uma vez que você terá informações de todo o ano para analisar. 

Assim, será mais fácil visualizar o que foi feito e o que precisa mudar para iniciar 2021 com o plano de negócio atualizado. 

5 – Aposte na tecnologia

Se teve algo que este ano nos mostrou é que a tecnologia veio para ficar. Com as restrições causadas pela pandemia de Covid-19, novas formas de atender e monitorar foram incorporadas no da-a-dia de clínicas odontológicas.

Investir em tecnologia para o seu consultório odontológico pode ser fundamental para atender cada vez mais pacientes. Por isso, contratar um software de gestão odontológica ainda em 2020 pode te preparar para um paciente cada vez mais digital.

E para fazer tudo isso, você pode contar com a ajuda do sistema de gestão Dental Office, onde além de ter acesso a funcionalidades como relatórios, agendamentos e financeiro, o software conta com o telemonitoramento, te deixando mais próximo do seu paciente.

Faça um teste e veja como o Dental Office pode te ajudar na gestão do seu consultório ainda este ano.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de compartilhar com a sua equipe e mãos a massa!

Até a próxima!