
18 Modelos de marketing odontológico:
um guia com exemplos de estratégias de marketing para dentistas

Obtenha modelos de marketing odontológico prontos para utilizar nas estratégias de marketing da sua clínica, incluindo modelos de e-mail marketing, redes sociais, campanhas, SMS, promoções e muito mais!
- Redes sociais: o que postar no marketing para dentistas?
- Os principais desafios na atração de pacientes com estratégias de marketing para dentistas
- Modelo de planejamento para estratégia de marketing em clínicas odontológicas
- E-mail marketing: modelos prontos para reter pacientes
- SMS em estratégias de marketing odontológico: exemplos do que enviar aos seus pacientes
- Modelos de propagandas para usar em clínicas odontológicas
- Spot de rádio e outdoors em campanhas offline para dentistas
- Modelos de prova social para atrair e conquistar pacientes com seu marketing odontológico
Os principais desafios na atração de pacientes com estratégias de marketing para dentistas
É fato que o que mais limita as ações de marketing para dentistas são as Regras do Código de Ética Odontológica, que exigem uma série de coisas a serem levadas em conta na hora de formalizar suas estratégias de marketing odontológico.
O que é um planejamento eficiente para dentistas?
- Divulgar nome e número de inscrição no CRO;
- Evitar expressões que caracterizem sensacionalismo;
- Não realizar autopromoção;
- Não praticar concorrência desleal (divulgar preços, oferecer serviços gratuitos, divulgar formas de pagamento, oferecer serviços de fidelidade, entre outros);
- Não promoter resultados ou divulgar dados;
- Não divulgar imagens da realização de procedimentos;
- Entre muitas outras.
Mas então, por onde começar?

Modelo de planejamento para estratégia de marketing em clínicas odontológicas
Ler mais: Como elaborar um plano ideal de marketing odontológico
Porém, mesmo depois de tantas regras, existem maneiras eficazes de desenvolver excelentes estratégias de marketing odontológico sem comprometer sua clínica e seu trabalho. Para isso, é necessário organizar tudo o que se pretende alcançar com cada ação. Assim, é importante definir:
- Público alvo (costuma variar conforme sua região e especialidade de atendimento, em casos de odontopediatria, por exemplo, o público-alvo de suas ações são os pais e responsáveis dos seus pacientes);
- Canal utilizado (campanha online ou offline? Quais canais serão utilizados?);
- Principais métricas a serem analisadas (quantidade de visitantes, número de conversões, taxa de rejeição, entre muitas outras opções);
- Metas a serem alcançadas (número de pacientes que deseja conquistar com cada campanha, entre outros);
- Serviços a serem divulgados (áreas de atuação, procedimentos e técnicas de tratamento, entre outros);
- Objetivo (captação de novos pacientes, retenção de pacientes, etc);
- Orçamento disponível para campanha;
- Entre outros detalhes.
Há muito mais a considerar, porém, esses tópicos já apresentam uma base excelente para montar uma estratégia de marketing odontológico precisa e bem direcionada.
Por fim, após aplicar todas essas ações com os diversos modelos de marketing para dentistas presentes neste material, não esqueça de analisar seus resultados.

E-mail marketing: modelos prontos para reter pacientes
Se o assunto é a atração de novos pacientes ou a fidelização daqueles que já passaram por sua clínica odontológica, o e-mail marketing é uma ferramenta potente.
Pode parecer um tanto antiquado, mas estratégias com e-mail marketing são extremamente eficientes, principalmente em:- E-mail de boas vindas
- E-mail transacional
- E-mail sazonal
- E-mail promocional
- Boletim de Notícias
Ler mais: E-mail marketing para pacientes de clínica odontológica
Afinal, e-mails promocionais são difíceis de serem promovidos nesse meio já que dentistas não podem realizar e oferecer promoções.
Isso pois não se deve nivelar a competição com base no dentista que cobra mais barato, mas em uma publicidade com base no profissional e nos serviços ofertados. Assim, para te ajudar a definir e-mails com um direcionamento correto, separamos alguns modelos de e-mail marketing que podem ser utilizados em sua clínica odontológica:
E-mail de boas vindas
O e-mail de boas vindas deve ser enviado aos pacientes que acabaram de entrar em sua base de contatos, ou seja, para pessoas que marcaram consultas ou tratamentos em sua agenda odontológica.
Assim, firmando compromisso e já dando uma impressão de importância para esse paciente.
Assunto: Sua saúde bucal está em nossas mãos,*|PRIMEIRO NOME|*.
Olá, *|PRIMEIRO NOME|*. Tudo bem?
Agradecemos a confiança em nosso trabalho! Ajudá-lo(a) manter sua saúde e bem-estar e lhe dar o sorriso que tanto almeja estará no topo de nossos objetivos. Afirmamos nosso compromisso com você com as famosas palavras de Charles Chaplin “Você vai descobrir que a vida ainda vale a pena, se você apenas sorrir!”.
Assim, faremos o possível para que você tenha uma vida saudável e um sorriso contagiante.
Estamos à sua disposição! Abraços!
Nome do Dr. ou Drª.
Especialidade odontológica
CRO-00000
Rua, número – Bairro
Cep 00000-000 – Cidade – Estado
Tel (00) 0000-0000
E-mail: dentista@hotmail.com
E-mail transacional
Já o e-mail transacional consiste em enviar um e-mail para pacientes que marcaram uma visita ao seu consultório e possuem grande probabilidade de realizar tratamentos ali e serem fidelizados. Veja só um modelo a seguir:
Assunto: Estamos ansiosos pela sua visita, *|PRIMEIRO NOME|*!
Oi, *|PRIMEIRO NOME|*. Como vai?
Estamos muito felizes em saber que você tem interesse em cuidar da sua saúde bucal e da beleza do seu sorriso. Porém, mais felizes ainda por você estar considerando nossos serviços para isso. Assim, venha conhecer nosso estabelecimento e prove de perto o conforto e profissionalismo que nosso ambiente passa, contando com profissionais qualificados para melhor atendê-lo(a).
Sua visita vai valer a pena. Afinal, você acertou na sua escolha!
Estamos à sua espera! Abraços!
Nome do Dr. ou Drª.
Especialidade odontológica
CRO-00000
Rua, número – Bairro
Cep 00000-000 – Cidade – Estado
Tel (00) 0000-0000
E-mail: dentista@hotmail.com
E-mail sazonal
O e-mail sazonal é usado como uma ferramenta para aproveitamento de datas, comemorações ou ocasiões especiais a fim de engajar mais com seus pacientes e mostrar a importância deles para seu consultório ou clínica.
Assunto: Seus filhos precisam de um odontopediatra!
Oi, *|PRIMEIRO NOME|*. Como andam as coisas por aí?
Você sabia que até 53% das crianças apresentam cárie após os 6 anos de acordo com dados do Ministério da Saúde? Bom, só isso mostra a importância dos cuidados com a saúde bucal nessa faixa etária e o quanto isso vem sendo deixado de lado.
Por isso, que tal contar com um profissional capacitado em atendimentos infantis?
Caso esteja interessado(a), pode agendar uma visita à nossa clínica!
Nome do Dr. ou Drª.
Especialidade odontológica
CRO-00000
Rua, número – Bairro
Cep 00000-000 – Cidade – Estado
Tel (00) 0000-0000
E-mail: dentista@hotmail.com
E-mail publicitário
O e-mail publicitário, uma alternativa ao e-mail promocional, busca apresentar e oferecer seus serviços para possíveis pacientes que estejam a procura de uma clínica odontológica eficiente.
Assunto: Seus filhos precisam de um odontopediatra!
Oi, *|PRIMEIRO NOME|*. Como andam as coisas por aí? Você sabia que até 53% das crianças apresentam cárie após os 6 anos de acordo com dados do Ministério da Saúde?
Bom, só isso mostra a importância dos cuidados com a saúde bucal nessa faixa etária e o quanto isso vem sendo deixado de lado. Por isso, que tal contar com um profissional capacitado em atendimentos infantis? Caso esteja interessado(a), pode agendar uma visita à nossa clínica!
Nome do Dr. ou Drª.
Especialidade odontológica
CRO-00000
Rua, número – Bairro
Cep 00000-000 – Cidade – Estado
Tel (00) 0000-0000
E-mail: dentista@hotmail.com
E-mail de newsletter
Esses são e-mails mais frequentes, que contêm os últimos assuntos de conteúdos produzidos em seu blog, por exemplo, possuindo dicas e informações valiosas e educacionais.
Assim, esse tipo de e-mail também ajuda a passar mais credibilidade em seu trabalho e a convencer mais pacientes a optarem pelos serviços de sua clínica odontológica.
Assunto: Destaques últimas semanas no blog Clínica X
Oi, *|PRIMEIRO NOME|*. Vim te atualizar sobre os principais cuidados na saúde bucal dos bebês. Por incrível que pareça ela começa com a saúde bucal da própria mãe, já que bactérias como a “streptococcus mutans” podem ser facilmente passadas de mães para filhos, causando até mesmo cáries.
Além disso, cáries na infância prematura podem gerar cavidades, problema muito sério na infância que causa grande dor em nossos pequenos.
Sendo assim, confira os principais cuidados na manutenção da saúde bucal do seu bebê para que ele cresça de forma saudável. Você encontra tudo isso em nosso blog:
[Principais cuidados na saúde bucal de bebês]
Aproveite a leitura!
Nome do Dr. ou Drª.
Especialidade odontológica
CRO-00000
Rua, número – Bairro
Cep 00000-000 – Cidade – Estado
Tel (00) 0000-0000
E-mail: dentista@hotmail.com

SMS em estratégias de marketing odontológico: exemplos do que enviar aos seus pacientes
Ser direto e certeiro com toda certeza é um ponto a ser levado em consideração com suas estratégias de marketing odontológico.
Sendo assim, contar com mensagens instantâneas ou SMS vai te fazer ocupar um espaço exclusivo na vida do seu paciente, já que vai direto ao ponto e também ajuda a resolver situações como o de faltas em consultas.
Ler mais: Como usar o SMS para melhorar a comunicação com os pacientes no consultório odontológico
Portanto, ele é ideal como lembrete de consultas, cuidados, pós-vendas e muitas outras estratégias.
Assim, por meio de um SMS você consegue lembrar um paciente que esqueceria que marcou consulta com você, por exemplo, o que geraria um vão em sua agenda e consequentemente levaria ao prejuízo.
Além disso, caso esse paciente não possa comparecer, ainda sobra tempo para marcar outro no lugar ou adiantar algum outro procedimento, diminuindo os danos na sua lucratividade.
Veja alguns modelos de SMS para utilizar na sua clínica:
Oi, Angelo, lembramos que sua consulta está agendada para amanhã às 15h. Aguardamos sua presença! Caso não possa comparecer, responda esta mensagem para que possamos reagendar.
Oi, Jennifer. Toda a equipe da Clínica X deseja um feliz aniversário e muitos anos de vida! Agradecemos sua confiança em nosso trabalho.
Oi, Paulo. Gostaríamos de saber como foi seu atendimento na Clínica X. Por favor, responda este SMS avaliando nossos serviços em uma escala de 0 a 10.
Oi, Solange. Gostaria de marcar sua consulta de retorno para a manutenção do seu aparelho? Acesse nossa agenda online e escolha o melhor horário para você:
Bom, use sua criatividade livremente! Apenas procure prestar atenção para construir mensagens objetivas, rápidas e de fácil compreensão.
Além disso, você também pode estar utilizando o WhatsApp em vez do SMS. Mas, o que importa é que em ambas opções, é possível ativar gatilhos mentais para que seus pacientes realizem as ações sugeridas. Você pode tornar esse processo totalmente automático com o Marketing Odontológico do Dental Office, sem precisar botar mais essa tarefa nas mãos de suas secretarias.
Modelos de propagandas para usar em clínicas odontológicas
Bom, como você já sabe, campanhas de marketing para dentistas possuem suas ações limitadas por conta das Regras do Código de Ética Odontológico. Porém, por mais que estejam limitadas, elas não são impedidas de serem feitas.
Dessa maneira, é possível ofertar seus serviços e seu profissionalismo por meio de campanhas de anúncios, mas, possuindo alguns dados obrigatórios, como:
- Nome do dentista;
- Número de inscrição da pessoa física ou jurídica;
- Nome representativo da profissão cirurgião-dentista, assim como demais especialidades;
- Número de inscrição do responsável técnico em caso de pessoa jurídica.
Além disso, algumas outros detalhes que podem ou não fazer parte de suas campanhas, sendo eles:
- Título de formação acadêmica “stricto sensu”;
- Dados para contato (endereço, telefone e e-mail);
- Informações gerais sobre convênios, credenciamento, atendimento domiciliar ou hospitalar;
- Logomarca do profissional ou da clínica;
- Técnicas utilizadas (seguidas pela especialidade registrada no CFO);
- “Clínico geral” para profissionais que exercem atividades pertinentes à odontologia.
Por fim, falamos agora em proibições. Atente-se ao que não pode constar em suas campanhas:
- Anunciar tratamentos sem comprovação científica;
- Realizar consultas odontológicas e diagnósticos por meio de veículos de comunicação;
- Anunciar serviços gratuitos;
- Divulgar modalidades e facilidades de pagamento para ganhar clientes;
- Divulgar fotos não autorizadas de pacientes;
- Criticar outros profissionais da odontologia;
- Anunciar serviços odontológicos como prêmios para qualquer tipo de concurso;
- Enganar pacientes, praticando ou permitindo a oferta de serviços por meio de anúncio falso ou irregular com atos que caracterizem concorrência desleal;
- Poluir o meio ambiente com a publicidade realizada (panfletinhos, entre outros);
- Divulgar seus serviços por meio de cartões de desconto, sites de compra coletiva, telemarketing entre outros.
Portanto, para criar suas campanhas digitais você pode considerar levar humor e conteúdo informativo, como no modelo abaixo:

Ou, ainda, apenas divulgar suas especializações e serviços, indicando que sua clínica está disponível para todos aqueles que procurarem na região, como no modelo de campanha para dentistas a seguir:
Spot de rádios e outdoors em campanhas offline para dentistas
Por mais que o mundo digital seja o mais abrangente nos dias atuais, é importante não esquecer que existem pessoas que não estão presentes nele, principalmente a população mais idosa.
Além disso, é necessário estar presente em todos os veículos de comunicação que seus pacientes estiverem. Inclusive nos de marketing tradicional, como é o caso de Spot de rádios e outdoors.
Verifique um modelo de spot de rádio para marketing odontológico:
Os melhores momentos da vida, sempre vêm acompanhados de um sorriso!
Com uma estrutura completa e ambiente acolhedor, a Clínica X é especialista em cuidar da sua saúde bucal de forma ética e organizada.
- Ortodontia
- Próteses
- Odontopediatria
- Odontogeriatria
- Endodontia
- Periodontia
- Cirurgia
Tudo isso com uma equipe de profissionais altamente capacitados para melhor atendê-lo!
Cuide do seu sorriso com quem cuida de você.
Clínica X, (slogan).
- Um novo jeito de cuidar do seu sorriso

- Todos têm o direito de sorrir!

- Renove sua autoestima com harmonização orofacial

- O melhor atendimento para o melhor sorriso!

- Emergência odontológica? É só chamar!

Por fim, também não se esqueça de incluir em ambos onde encontrar sua clínica odontológica e as informações necessárias exigidas pelo Código de Ética.
Modelos de prova social para atrair e conquistar pacientes com seu marketing odontológico
A prova social, reconhecido gatilho mental utilizado em campanhas de marketing, é uma poderosa ferramenta de divulgação da valorização do seu trabalho.
Ler mais: Neuromarketing para vender mais em seu consultório
Isso pois é nela que seus pacientes compartilham experiências positivas ao usufruírem de seus serviços. Dessa maneira, você pode pedir diretamente para seus pacientes compartilharem feedbacks ou suas experiências em sua clínica odontológica. Porém, sem nunca esquecer de pedir a permissão para a divulgação do relato.
Além disso, esse tipo de estratégia também pode ser utilizada em seu e-mail, como no modelo à seguir:
Oi, *|PRIMEIRO NOME|*. Tudo bem?
Ao procurar um ambiente propício para manter sua saúde bucal e cuidar do seu sorriso, ouvir depoimentos de quem já passou por isso pode te dar uma direção, certo?
Por isso, saiba o que nossos pacientes falam de nós e por qual motivo quem pisa na Clínica X não muda nunca mais!
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- Paciente 1
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- Paciente 3
Faça como eles e coloque sua saúde em primeiro lugar! Afinal, sorrir também é uma prática de uma vida saudável. Abraços, equipe Clínica X. Nome do Dr. ou Drª. Especialidade odontológica CRO-00000 Rua, número – Bairro Cep 00000-000 – Cidade – Estado Tel (00) 0000-0000 E-mail: dentista@hotmail.com
Por fim, além dos e-mails, você também pode utilizar as redes sociais para realizar sua a divulgação das provas sociais, como:
- Resultados de pesquisas de satisfação
- Experiências positivas (stories)
- Compartilhamento de comentários positivos nas redes
- Opiniões de parceiros especialistas
- Entre outras
Tudo isso passa uma ideia de que o trabalho desempenhado em sua clínica odontológica tem credibilidade. Assim, ajudando a te dar autoridade e a atrair cada vez mais pacientes.

Redes sociais: o que postar no marketing para dentistas?
As redes sociais são outro importante meio de divulgação da sua clínica médica, principalmente quando o assunto é a aquisição de novos clientes.
Dessa maneira, procure usar as redes sociais para, acima de tudo, informar seu público-alvo e passar conhecimento, de forma breve e direta, é claro.
No Facebook, por exemplo, poste fotos da clínica, apresente seus profissionais e as principais notícias da odontologia.
Enquanto isso, no Instagram, mostre o dia a dia da sua clínica em seus stories, compartilhe comentários e stories de pacientes em seu consultório.
Ler mais: Instagram para dentistas: como usar o marketing odontológico para atrair mais agendamentos
Além disso, você pode planejar uma estratégia de conteúdo para essas duas redes sociais, buscando aumentar seu engajamento. Vídeos e reels são muito precisos nesse quesito.
Por conta disso, algumas ideias interessantes consistem em, por exemplo, um vídeo de um(a) odontopediatra ensinando papais e mamães como ensinar seus pequenos a escovar os dentes sozinhos.
Ler mais: Marketing odontológico seguro: como fazer?
Além disso, em 2019 o Conselho Federal de Odontologia aprovou a postagem de fotos de diagnóstico e resultados nas redes sociais, bem como os famosos antes x depois. O que é uma grande oportunidade para clínicas odontológicas, sem contar que não deixa de ser uma prova social.
Ler mais: 33 ideias de posts para dentistas: saiba o que postar
Mas não se esqueça de garantir a autorização do seu paciente previamente.
Por fim, outras práticas de redes sociais também consistem em:
- Responder comentários
- Criar enquetes
- Testar criativos
- Incentivar comentários
- Abrir espaço para DMs
- Divulgar fotos e vídeos
Bom, com essas dicas e modelos acredito que você já esteja pronto(a) para colocar seu marketing odontológico em dia. Mas, se ainda quer aprimorar ainda mais esse setor e contar com muito mais recursos, conheça o Dental Office: