Marketing

Como atrair mais pacientes usando o tráfego pago para dentistas?

27/06/2025 Por Leticia Bessa 6 min. de leitura

Para manter o seu consultório sempre cheio, você deve pensar em estratégias de fidelização, mas também em como atrair novos pacientes. Nesse sentido, o tráfego pago para dentistas é uma estratégia que pode oferecer resultados positivos para quem deseja alcançar pessoas interessadas em serviços odontológicos.

No Odonto Summit 2025, o Leonardo Yan, empresário especialista em tráfego pago para dentistas, trouxe insights sobre o tema na palestra “Meta ADS para dentistas: como impulsionar seu consultório nas redes sociais”.

Neste artigo, você vai entender o que é tráfego pago, qual a importância para clínicas odontológicas e quais são as melhores práticas. Além de conferir os aprendizados do Leonardo no Odonto Summit. Continue a leitura!

O que é tráfego pago?

O tráfego pago consiste na utilização de anúncios patrocinados para gerar audiência em canais digitais. Esses anúncios podem aparecer em mecanismos de busca, como o Google, ou em redes sociais, como Instagram e Facebook.

“O marketing é um dos principais geradores de demanda para uma clínica odontológica e envolve tanto ações orgânicas quanto pagas”, explica Leonardo. “Para impactar o seu verdadeiro público, é necessário pagar.”

Diferente do tráfego orgânico, que depende de conteúdos otimizados para SEO e estratégias de longo prazo, o tráfego pago para dentistas gera resultados mais rápidos e altamente segmentados, atingindo o público certo no momento certo.

Leia também: Como conciliar sua rotina na clínica com a gestão das redes sociais?

Por que investir em tráfego pago para dentistas?

Confira as vantagens de investir em tráfego pago para dentistas:

  • Aumentar a visibilidade da clínica
  • Atrair pacientes de regiões específicas
  • Promover tratamentos específicos
  • Preencher horários vagos na agenda
  • Impulsionar o lançamento de novos serviços
  • Obter dados valiosos sobre o comportamento do público

Além disso, campanhas bem planejadas permitem mensurar o retorno sobre o investimento (ROI) e fazer ajustes com base nos resultados, o que torna a estratégia muito mais eficiente e controlável.

Quais são os pilares do tráfego pago para dentistas?

De acordo com Leonardo, há três pilares fundamentais para você que pretende utilizar a internet na captação de pacientes:

  • Vitrine: alguns exemplos de vitrine são redes sociais, landing pages, sites e o Google Meu Negócio. Esses canais podem ser uma barreira ou uma grande oportunidade para o seu negócio.
  • Tráfego: são os anúncios propriamente ditos. Os anúncios precisam ser pensados considerando o seu público, a estrutura da sua clínica, o seu ticket médio e os tratamentos oferecidos.
  • Vendas: além de canais otimizados para atrair mais pacientes (vitrine) e os anúncios corretos (tráfego), é necessário contar com um processo de vendas adequado, que pode ser realizado por meio de um software com uma ferramenta de gestão de relacionamento com o paciente, como o Dental Office.

“Se esses três pilares não estiverem alinhados com o que você pode oferecer de tratamento e com o que o seu cliente procura, você pode investir o que for, mas não terá resultado”, afirma Leonardo. 

Quais são as principais plataformas de tráfego pago para dentistas?

1. Google Ads

O Google Ads é uma das ferramentas mais poderosas para atrair pacientes. Os anúncios aparecem nos primeiros resultados de busca quando alguém pesquisa por palavras-chave como:

  • “Dentista em [nome da cidade/bairro]”
  • “Clareamento dental preço”
  • “Aparelho ortodôntico”
  • “Dentista infantil perto de mim”

Esse tipo de anúncio é ideal para captar pacientes que já demonstram interesse em serviços odontológicos.

Dica:

Utilize extensões de chamada para permitir que o usuário ligue para a clínica direto do anúncio e localização para mostrar seu endereço no mapa.

2. Meta Ads (Facebook e Instagram)

As plataformas da Meta permitem anúncios com alto poder de segmentação por idade, gênero, localização, interesses, comportamento e muito mais. Isso faz com que o tráfego pago para dentistas seja altamente direcionado para o público ideal.

Você pode:

  • Anunciar um tratamento com valor promocional
  • Divulgar a primeira consulta gratuita
  • Promover um post com antes e depois (com autorização)
  • Direcionar o público para agendar via WhatsApp

3. YouTube Ads

Se sua clínica produz vídeos com dicas de saúde bucal, depoimentos de pacientes ou explicações sobre procedimentos, o YouTube Ads pode ampliar o alcance desses conteúdos. Os anúncios podem ser exibidos antes de outros vídeos ou durante a navegação na plataforma.

Como montar uma campanha de tráfego pago para dentistas?

Siga o passo a passo abaixo e faça uma campanha de tráfego pago para dentistas que gere resultados:

1. Defina seu objetivo

Antes de criar qualquer campanha, vale fazer os seguintes questionamentos:

  • Quero mais acessos ao site?
  • Desejo gerar contatos via WhatsApp?
  • O foco é agendar avaliações?

Essa clareza sobre os seus objetivos para te ajudar a escolher as melhores abordagens, com criativos, canais e segmentações específicas.

2. Conheça seu público

Você conhece o seu público-alvo? Sabe se eles são jovens em busca de estética? Ou são pais em busca de um odontopediatra? Adultos interessados em implantes? Com essas respostas, é mais fácil pensar em campanhas direcionadas e com mais chance de conversão.

3. Crie uma oferta atrativa

No marketing digital, a oferta é o coração da campanha. Veja alguns exemplos de ofertas:

  • Primeira avaliação gratuita
  • Condições especiais por tempo limitado
  • Pacote de clareamento com bônus
  • Parcelamento facilitado no cartão

A oferta deve ser clara, relevante e gerar urgência (ex: “Válido até sexta-feira!”).

4. Crie boas artes

As artes são os anúncios em si, ou seja, imagens, vídeos e textos que convencem o usuário a clicar. Para ter sucesso nessa empreitada, siga as nossas dicas:

  • Use imagens reais da clínica (com boa iluminação)
  • Inclua depoimentos de pacientes (com autorização)
  • Destaque o benefício principal da oferta
  • Insira uma chamada para ação, como um “Agende agora”, “Fale com a clínica” ou “Garanta sua vaga”

5. Tenha uma landing page de alta conversão

De nada adianta atrair tráfego se o destino final não está preparado para converter. Portanto, a sua landing page deve estar otimizada para funcionar bem no celular, mostrar a sua oferta de forma clara, apresentar botões visíveis de contato e incluir depoimentos.

6. Monitore e otimize

Algumas métricas devem ser acompanhadas para você entender a performance dos seus anúncios e os resultados gerados. Use Google Analytics, Pixel do Facebook e Tag Manager para acompanhar as métricas da campanha. Os principais indicadores são

  • CTR (taxa de cliques)
  • CPC (custo por clique)
  • CPA (custo por aquisição)
  • Taxa de conversão
  • ROI (retorno sobre investimento)

Investir em tráfego pago para dentistas é uma maneira estratégica de conquistar mais pacientes e fortalecer a sua presença digital. Quando bem planejadas, as campanhas permitem segmentar o público ideal, destacar os diferenciais da sua clínica e acelerar os resultados comerciais.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre marketing odontológico, clique no banner abaixo:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 14 =

Dental Office
Soluções para clínicas, instituições e profissionais da odontologia

Facilite a gestão da sua clínica e ganhe mais tempo na sua rotina

Com a Dental Office você ganha mais tempo para cuidar do seu sorriso e do seu sucesso.

Seus dados estão seguros

Modo noturno
Fonte
Fechar
Fechar Falar com suporte

ou

Falar com um especialista de vendas:

WhatsApp