Tiradentes e a odontologia brasileira

Tiradentes é o apelido de um dos líderes da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier.

Marcou-se na história brasileira por participar de um tentativa de revolução contra o domínio da coroa portuguesa durante o Brasil Colonial, no reinado de D. Maria (1777 até 1815)

De família humilde, Tiradentes ganhava a vida como dentista. Hoje muitos se perguntam se ele era mesmo dentista ou só um militante que trabalhava tirando dentes.

Olha só o relato de um dos seus confessores, o Frei Raimundo Pennaforte:

“Tirava os dentes com a mais sutil ligeireza e ornava a boca de novos dentes, feitos por ele mesmo, que pareciam naturais”. Essa é uma técnica rudimentar muito peculiar para o época que poucos conheciam.

Não só essa, mas existem diversos relatos de sua fama como dentista.

Muitos pensam que ele era famoso por ser um dos inconfidentes. Não é verdade. Tiradentes ganhou fama com a forma revolucionária de exercício da odontologia brasileira.

Tiradentes ganhou gosto por cuidar da boca das pessoas porque, órfão muito cedo, foi criado por seu padrinho que era dentista e lhe ensinou o ofício.

Aliás, seus parentes tiveram grande influência na forma como ele levava sua profissão. “Tiradentes fazia uso de plantas no tratamento dentário. Isso porque ele era primo de primeiro grau de José M. da Conceição Velloso, botânico da época que estudava a flora fluminense”, diz Rui Mourão, diretor do Museu da Inconfidência de Ouro Preto.

Ele se destacou entre os demais por saber tirar e colocar os dentes. “Tiradentes fabricava dentes com ossos de animais e os implantava de uma forma bem mais simples do que as atuais. O dente que seria colocado na boca era preso aos próximos com arame”, diz Rui.

Inspiração

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, é um dos personagens históricos brasileiros mais conhecido, se tornou um símbolo muito importante para o nascimento da República brasileira.

O nome de Tiradentes foi responsável por ajudar a expandir a odontologia pelo Brasil. Muitos se inspiraram na sua história de vida e também seguiram a profissão na época. Além disso professor e jornalista Pedro Doria que pesquisou e escreveu sobre a Inconfidência Mineira comenta em seu livro, 1789: A história de Tiradentes, contrabandistas, assassinos e poetas que sonharam a Independência do Brasil, que dentre os diversos relatos em comum dizia que Tiradentes era uma pessoa extremamente empolgada, muito popular e carismático.

São características que todo bom dentista precisa ter para alcançar o sucesso profissional.

É esse comportamento diferencial que distingue os dentistas um dos outros.

A odontologia brasileira precisa disso, temos o mercado mais concorrido do mundo, em que há mais profissionais registrados.

O que destaca Tiradentes é sua brasilidade em resolver problemas, sua resiliência, paixão pela profissão e, principalmente, fé em seus princípios.

Por isso, nessa data tão importante, inspire-se na história de vida do dentista mais conhecido do Brasil, Tiradentes.

E ai? Gostou desse conteúdo? Então, não deixe de compartilhar com sua equipe.

Agradecemos a leitura.