A entrada em uma universidade é o sonho de muitos estudantes, sendo muitas vezes vista como o primeiro passo para uma carreira de sucesso. Para os estudantes de odontologia, essa é, sem dúvida, uma grande conquista.
No entanto, apesar do conhecimento técnico e teórico adquirido durante a graduação, outras competências são igualmente essenciais para o sucesso profissional, como a habilidade de gerir um consultório e lidar com questões financeiras e jurídicas. Essas são as bases necessárias para manter um negócio saudável e em crescimento.
Preparamos este artigo para explicar a importância do ensino de gestão no curso de odontologia e como ele contribui para a formação completa de um profissional da área.
Vamos lá?
O que diz o MEC sobre o ensino de gestão no curso de odontologia?
De acordo com o parecer CNE/CES nº 803/2018, aprovado em 5 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia, a gestão em saúde é uma das competências gerais que devem ser desenvolvidas nos estudantes.
O parecer destaca, no Capítulo II – das competências gerais, que o profissional deve ser capaz de:
- V: Compreender o gerenciamento e administração da equipe de trabalho, da informação, e dos recursos financeiros, humanos e materiais;
- VI: Realizar a gestão estrutural, financeira, organizacional, tributária e dos processos de trabalho em consultórios, clínicas e demais serviços de saúde.
Portanto, o ensino de gestão deve estar presente na grade curricular do curso de odontologia, preparando os futuros dentistas para os desafios de administrar um negócio de sucesso. Mas por que aprender gestão durante a graduação é tão importante? Vamos entender.
Leia também: Clínica Escola: como melhorar a gestão da Clínica Escola com a Dental Office?
Preparação para o mercado de trabalho
Não é novidade que muitos formandos entram no mercado de trabalho sem o conhecimento adequado sobre administração de empresas. Por isso, muitos profissionais recém-formados optam por trabalhar em clínicas ou consultórios de terceiros antes de abrir seu próprio negócio.
Esse cenário torna ainda mais evidente a necessidade de incorporar o ensino de gestão durante o curso de odontologia. O conhecimento adquirido ao longo da graduação permite que os dentistas se sintam mais seguros ao entrar no mercado, seja para abrir um consultório próprio ou para assumir outras funções na área.
Com isso, a educação em gestão acaba funcionando como uma preparação para o mercado de trabalho, oferecendo aos alunos mais opções e confiança para o início da carreira.
Visão de mercado ampliada
Um aspecto essencial do ensino de gestão em odontologia é proporcionar aos alunos uma visão mais ampla do mercado. Além de adquirir conhecimento em administração e finanças, o estudante pode identificar outras oportunidades de atuação na profissão, como:
- Consultórios ou clínicas particulares em sociedade com outros dentistas ou vinculados a convênios odontológicos;
- Hospitais públicos e privados;
- Setor público, em Unidades Básicas de Saúde (UBS), programas da Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
- Universidades, como professor ou pesquisador;
- Escolas públicas e privadas, participando de programas sociais para promover a saúde bucal;
- Instituições previdenciárias e sindicatos.
Com essa visão mais ampla, o aluno se prepara melhor para os desafios do mercado de trabalho, especialmente no início da carreira, quando as opções de atuação podem ser ainda mais limitadas.
Bons hábitos administrativos
Uma das maiores dificuldades enfrentadas por dentistas recém-formados ao abrirem seus próprios consultórios é a administração eficiente. Um consultório odontológico envolve diversos processos, como atendimento ao cliente, gestão de estoque, controle financeiro, fluxo de caixa e a administração geral de recursos.
Essas funções podem ser desconhecidas para muitos dentistas no início da carreira, o que reforça a importância do ensino de gestão na graduação. Com conhecimento prévio sobre esses processos administrativos, o aluno se prepara para lidar melhor com os desafios que surgem no dia a dia da prática odontológica.
Saiba mais: Ética odontológica e a formação de novos dentistas: desafios e estratégias para instituições e docentes
Conclusão: a gestão na odontologia é essencial!
Além de ser um excelente profissional técnico, é fundamental que o dentista saiba como administrar um consultório odontológico. E isso é essencial, independentemente de ele decidir abrir sua própria clínica ou não.
O sucesso de uma clínica não depende apenas do bom atendimento. Saber lidar com fornecedores, gerenciar o estoque, precificar corretamente, realizar análises financeiras e implementar medidas estratégicas são essenciais para o sucesso do negócio.
Pensando nisso, a Dental Office criou o módulo Clínica Escola, desenvolvido especialmente para o ambiente acadêmico. Esse módulo oferece funcionalidades como cadastro de pacientes, agendamento, prontuário, odontograma, evolução de tratamentos, validação pelos professores e exportação de relatórios estatísticos. Ele proporciona uma visão prática e gerencial de um consultório odontológico.
Além disso, o módulo conta com funcionalidades de marketing e gestão, permitindo que o aluno tenha um contato direto com a rotina administrativa de uma clínica, além de aprender sobre sua gestão de forma completa, alinhada às necessidades do mercado.
Clique no banner e saiba mais sobre o nosso módulo de gestão Clínica Escola: a tecnologia que apoia a formação de novos profissionais.
Gostou desse conteúdo? Não deixe de compartilhar com a sua equipe!
Agradecemos a leitura e até a próxima!
Comentários