Incluir a fotografia no atendimento requer investimento, mas pode apresentar resultados positivos para o seu marketing e fidelização.
Durante uma consulta de rotina, o cirurgião-dentista pode realizar exames de imagem para alcançar o melhor diagnóstico. Um dos exemplos mais utilizados é o exame de radiografia intra oral.
Mas esse não são é o único tipo de imagem realizado no consultório, sendo a fotografia odontológica uma alternativa para os dentistas.
Cada vez mais presente no cotidiano das clínicas odontológicas e consultórios, as fotografias são úteis e podem ser usadas para diversos objetivos.
O tipo de fotografia para dentista está classificado como macrofotografias, que são fotos grandes, ricas em detalhes e com uma qualidade muito alta.
Implementando a Fotografia no seu Consultório
As fotografias costumam ser usadas para manter registros da estética e situação dental dos pacientes logo nas suas primeiras consultas e ao longo do tratamento.
Além disso, são ótimas alternativas para apresentar o resultado de antes e depois.
Também podem ser divulgadas na internet e redes sociais, apresentando o trabalho do dentista e todos os resultados de altíssima qualidade.
Para que isso possa ser feito, é importante que o cirurgião-dentista tenha em seu consultório uma câmera adequada para tal trabalho.
A câmera deve ter um tamanho bom, mas sem atrapalhar os espaços do local de atendimento.
É necessário também adquirir lentes para melhorar o zoom e alcançar o interior da boca dos pacientes com qualidade e precisão. Para completar, uma boa captação da iluminação é essencial.
Desse modo, investir em equipamentos profissionais e de qualidade é o primeiro e mais importante passo para que esse tipo de registro seja implementado em seu consultório ou clínica odontológica.
Mas antes de realizar tal investimento, é preciso analisar seu público, entendendo o tipo de conteúdo fotográfico que ele irá consumir, para não desperdiçar tempo e tirar fotos que não fazem sentido.
Portanto, estabeleça com sua equipe os principais objetivos da fotografia odontológica: divulgação do consultório, resultados para os pacientes ou documentação interna.
É importante lembrar que a precisão é algo que deve ser levado em consideração na hora de tirar as fotos que serão usadas tanto na entrega de fotos como na divulgação do seu trabalho como dentista.
Sem a lente adequada a captação de fotos com detalhes do rosto da pessoa como nos casos em que o paciente apresente um caso de assimetria facial, pode ser prejudicada. Por isso, o investimento é essencial!
Como a Fotografia Pode Ajudar no seu Marketing?
Tratamentos que corrigem questões estéticas são cada vez mais procurados e realizados na odontologia. É o caso de procedimentos como harmonização facial ou a colocação de facetas de porcelana.
De acordo com dados fornecidos pelo Google, a busca por harmonização apresentou um aumento de 540% no último ano.
Ou seja, podemos considerar possíveis pacientes interessados em realizar tal tipo de tratamento.
Dessa forma, fica claro entender como a fotografia odontológica pode auxiliar no seu marketing. Afinal, fotos de antes e depois fazem muito sucesso nas redes sociais!
A divulgação do seu trabalho por meio de imagens de alta qualidade será um diferencial.
Com a fotografia, é possível apresentar os resultados positivos dos tratamentos realizados – sejam estéticos ou não.
Se você realizar um tratamento ortodôntico que devolve o alinhamento dos dentes ou a colocação de facetas que deixa o sorriso branco e mais bonito, pode usar as imagens a seu favor.
CFO Libera Antes e Depois
A divulgação de imagens com o antes e depois de tratamentos foi amplamente debatida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) nos últimos anos. Inicialmente, a prática era proibida.
No entanto, por meio da Resolução 196/2019, o CFO liberou neste ano (2019) a divulgação de tais imagens para a realização de marketing nas redes sociais.
Segundo a resolução, “não está liberado indiscriminadamente o antes e depois e sim está regulamentado a forma de divulgação das imagens de diagnóstico, que corresponde ao antes, e da conclusão do tratamento realizado pelo próprio Cirurgião-Dentista. É o próprio profissional que pode fazer essa divulgação do tratamento concluído.“
Outros Benefícios da Fotografia Odontológica
Além de todas as vantagens proporcionadas pela fotografia nos consultórios citadas anteriormente, podemos incluir também a identificação de problemas e melhorias nos tratamentos durantes as consultas.
Com os registros realizados a cada visita do paciente, o dentista é capaz de identificar os próximos passos (mesmo sem a presença do pacientes) e realizar um planejamento adequado, otimizando o tempo de atendimento.
Elas podem ainda facilitar a comunicação com laboratórios de próteses e outros materiais, oferecendo um adianto no trabalho das pessoas que estão envolvidas nesse processo.
Quando são entregues junto com moldes de gesso, por exemplo, permitem que o profissional responsável pela confecção de um aparelho ortodôntico visualize com detalhes se a pessoa possui alguma particularidade, restrição ou necessidade especial que passou despercebido no momento da moldagem.
Portanto, se você, dentista, conseguiu entender a importância desse método de exame e análise, procure pelos equipamentos adequados e que atendam todas suas necessidades.
Incluir esse processo em sua clínica ou consultório pode trazer melhores resultados, crescimento do seu público e deixar pacientes cada vez mais satisfeitos.
Eles vão notar que o seu atendimento é personalizado e detalhista, buscando conhecer toda e qualquer particularidade. Esse pode ser o grande diferencial para fidelizá-los!
É importante lembrar-se apenas que, as fotos são confidenciais. É normal que os pacientes sejam mais reservados e confiem que o dentista não as divulgará sem autorização.
Por isso, uma boa dica é mantê-las juntamente às fichas de cadastro de cada um deles.
O ideal é separar uma categoria somente com “imagens e documentos”, por exemplo, evitando assim que os conteúdos se misturem.
Um software de gestão é um ótimo aliado nesses momentos!
Além de tudo, é algo benéfico para você também, facilitando então na hora de se lembrar de qual paciente exatamente são aquelas informações.
Armazená-las nesse local é uma medida mais segura e permite que, quando necessário, o cirurgião-dentista tenha um fácil acesso, sem ter que perder um tempo.
Preciso de Uma Equipe Para Realizar as Fotografias?
Por último, mas não menos importante, uma pergunta que muitos dentistas se fazem é “preciso contratar equipe para realizar essas fotografias?” Bom, a resposta é: depende.
Atualmente existem diversos cursos no mercado que ensinam os próprios dentistas a implementar a fotografia odontológica em sua rotina de atendimento. O que vai ser decisivo será a sua demanda e organização.
Se o seu desejo é realmente incluir a modalidade no seu consultório, será necessário calcular o tempo e demanda para reajustar o atendimento de cada um dos pacientes.
Caso você tenha auxiliares ou outros profissionais que podem ser responsáveis pelas fotos, delegar pode ser uma excelente opção.
Lembre-se: tudo deve ser realizado de acordo com o seu público e seus objetivos de negócio.
Portanto, definir se é preciso contratar responsáveis pela fotografia odontológica vai variar de negócio para negócio. Ninguém melhor do que você para tomar essa decisão!
(Conteúdo Produzido por Simpatio)
Dr. Ramiro Murad
Graduado em Odontologia pela UNIC. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP – SP). Com habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial na Clínica da Villa, em São Paulo. Dentista parceiro da Simpatio. CRO – 118151.
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