25 de outubro – Dia do Dentista: veja curiosidades sobre a profissão

No dia 25 de outubro é comemorado o dia do dentista. Mas a origem da odontologia e dessa profissão tão importante é mais antiga do que parece.

Pensando nisso, trouxemos aqui nesse conteúdo algumas curiosidades sobre essa profissão essencial nas nossas vidas, que até mesmo dentistas não vão acreditar. Além disso, preparamos um quiz para você testar os seus conhecimentos.

Se você tem vontade de saber um pouco mais sobre a profissão, não deixe de ler esse conteúdo. Ah, no final, nós aqui do Dental Office temos uma surpresa para você, dentista. Então não deixe de conferir.

Vamos nessa?

Como surgiu o dia do dentista? 

Que o dia do dentista é comemorado em 25 de outubro no Brasil, isso você já sabe. Mas porquê essa data foi escolhida? Como surgiu esse dia no nosso calendário?

O dia 25 de outubro não foi escolhido como dia do dentista por acaso. Foi nessa data, em 1884, que foi assinado e promulgado o decreto 9.311, pelo então Imperador do Brasil, D. Pedro II, que criou os dois primeiros cursos de odontologia no país.

Depois de uma portaria do Conselho Federal de Odontologia (CFO), a data foi escolhida como o dia do dentista, fazendo alusão a criação desses dois primeiros cursos em território nacional.

Apesar disso, o exercício da odontologia só foi regulamentado em 1966 pelo governo federal, pela lei nº 5081. Assim como descrito na lei, só podem exercer a profissão pessoal “habilitados por escola ou faculdade oficial ou reconhecida, após o registro do diploma na Diretoria do Ensino Superior, no Serviço Nacional de Fiscalização da Odontologia, na repartição sanitária estadual competente e inscrição no Conselho Regional de Odontologia sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.”

Agora que já vimos como surgiu o dia do dentista, vamos às principais curiosidades dessa profissão!

Dia do dentista: Os primórdios da odontologia

dia do dentista

Existem referências à odontologia datadas desde períodos antes de Cristo (a.c), mais especificamente em 3.700 a.c no Egito. Foram encontrados documentos manuscritos que relatavam dores de dente, e outros problemas bucais.

E justamente no Egito que teria surgido o primeiro dentista do mundo. Hesy-Ra, um funcionário do alto escalão egípcio durante a fase da inicial da terceira dinastia pode ter sido o primeiro dentista ocupacional. Nessa época ele era citado como profissional de cuidado dentário, apesar de haver controvérsias.

Conhecido por diversos títulos, o  mais discutido é Wer-ibeh-senjw. Este por sua vez pode ser traduzido de muitas maneiras, o que gera a discussão. Ibeh pode ser traduzido como “dentição” e/ou “marfim”. Senjw é um plural para “flechas”, “cortadores”, mas também pode significar “médicos”. 

Dessa forma, o título completo Wer-ibeh-senjw pode ser traduzido como “grande um dos cortadores de marfim” ou como “ótimo dentre os dentistas”. Daí as controvérsias. Hesy-Ra faleceu em 2.600 a.c.

Dia do dentista: Remédios antigos para dor de dente

dia do dentista

Entre 37-68 d.C (depois de Cristo), o médico do imperador romano Nero, Andrômaco, utilizava teriaga, um antídoto para venenos, para aliviar as dores de dente do imperador, assim como outros tipos de doença. 

O princípio ativo desse antídoto era ópio, que aliviava a dor e gerava uma sensação de bem-estar, uma vez que no ópio era possível encontrar morfina e codeína, duas substâncias anestésicas. 

Antigamente, acreditavam que as dores de dente eram causadas por um verme dentário. As primeiras menções a esse verme datam de 3.500 a.C na Mesopotâmia. Já na Grécia, Hipócrates descreveu alguns dos maus que conhecemos até hoje como a cárie, abcessos e mal-oclusões. 

Na Grécia e na Roma antiga, utilizavam ossos e conchas de ostras trituradas para realizar a limpeza dos dentes. Já na China acredita-se que a população realizava rituais religiosos para tratar dor de dente e o também chamado verme dental.

Dia do dentista: A primeira faculdade de odontologia

A primeira faculdade de odontologia do mundo foi a Baltimore College of Dental Surgery, fundada como instituição independente em 1840, no estado de Maryland, nos Estados Unidos. 

Foi nessa instituição onde surgiu o título de Doutor em Cirurgia Dentária. Seus co-fundadores são os doutores Horace H. Hayden e Chapin A. Harris. Ambos foram empossados ​​no Pierre Fauchard Hall da Fama da Academia.

A faculdade existe até hoje e leva o nome de Escola de Odontologia da Universidade de Maryland. O local é considerado uma das fundações essenciais para a profissão odontológica nos EUA e no mundo.

Dia do dentista: As primeiras faculdades de odontologia no Brasil

25 de outubro é comemorado o dia do dentista. Veja neste artigo algumas curiosidades sobre essa profissão tão importante.

Assim como explicamos no começo do texto, as primeiras duas faculdades de odontologia no Brasil surgiram após a promulgação de um decreto do governo imperial em 1884. Logo no início, o curso foi incorporado às faculdades de medicina do Rio de Janeiro e da Bahia, com cursos de duração de três anos.

No Rio de Janeiro, o curso iniciou tão cedo Dom Pedro II assinou o decreto. No entanto, a odontologia só foi separada da medicina em 1933. Em 1947, o curso na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ, passa de três para quatro anos, tendo sua primeira turma se formado em 1951.

Já na Bahia, devido questões estruturais, o curso foi iniciado apenas em 1891, ou seja, 7 anos após a assinatura do decreto. Assim como no Rio, a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia também se desvinculou do curso de medicina,mesmo que tardiamente, em 1949.

Pouco tempo após a assinatura do decreto, em 1900, Augusto Coelho e Souza, considerado o pai da Odontologia brasileira, publicou o ‘Manual Odontológico’. Este por sua vez serviu de base para a formação de milhares de cirurgiões-dentistas no Brasil.

Quiz: Você conhece bem a sua profissão?

Agora que já vimos algumas curiosidades sobre a odontologia neste dia do dentista, que tal testar os seus conhecimentos sobre a profissão? 

Preparamos um quiz interativo para você responder, compartilhar com os amigos, e claro, se divertir. Sem mais delongas, vamos jogar?

Feliz dia do dentista!

Por fim, mas não menos importante, parabéns, dentista, pelo seu dia! Sabemos o quanto essa profissão é desafiadora e importante para a sociedade, por isso, como forma de agradecimento, preparamos uma surpresa para você!

Só nesta semana, você pode garantir o Dental Office, o melhor software para clínicas e consultórios odontológicos, por R$ 19,99* no primeiro mês. Você não leu errado. Contratando qualquer plano do Dental Office você paga apenas R$ 19,99 na primeira mensalidade. 

Tenha uma agenda digital, prontuários eletrônicos, painel gerencial e financeiros, relatórios e muito mais! Mas corre porque é por tempo limitado! Clique aqui e saiba mais.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido muito rico para você neste dia do dentista. Não deixe de compartilhar com os colegas e comentar aqui quantas perguntas do quiz você acertou.

Agradecemos a sua leitura e até a próxima!

*promoção válida para novos clientes entre 25/10/2021 e 29/10/2021 para todos os planos Dental Office. Valor válido apenas para a primeira mensalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *