Dentista 24 horas: conte com um profissional quando mais precisar

Tempo de leitura: 3 min

Dores de dente, inchaços e traumas dentários não tem hora para acontecer — o que pode ser um problema para os indivíduos, principalmente quando essas inconveniências surgem durante a madrugada, em finais de semana ou em até mesmo feriados.

Qualquer profissional sabe muito bem que isso pode acontecer a qualquer momento – principalmente aqueles que não realizam as consultas periódicas da maneira como deveriam.

Por esse motivo, muitas clínicas têm se preocupado à respeito dessas questões e o número de consultórios que realizam o atendimento 24 horas têm crescido cada vez mais.

Emergência ou urgência: qual a diferença?

Apesar dessas palavras parecerem as mesmas, quando se trata sobre assuntos de saúde, trazem grandes diferenças entre elas. 

Enquanto a emergência é uma situação crítica, em que há um perigo iminente à vida do indivíduo, a urgência é uma situação que deve ser resolvida quanto antes e não pode ser adiada, mas que não oferece risco à vida da pessoa.

Ou seja, caso trabalhe em um dentista 24 horas, a probabilidade é que os casos que cheguem até à clínica odontológica sejam de pacientes em situação de urgência.

Ainda assim, é importante ter muito comprometimento no atendimento. Afinal, o profissional é o responsável por questões de saúde sobre a vida de outra pessoa.

Quais profissionais podem realizar o atendimento?

No consultório odontológico do dentista 24 horas, os profissionais precisam estar formados em odontologia e ter um CRO ativo.

Além disso, é muito interessante que os profissionais busquem por cursos extensivos e especializados na área do atendimento de urgência.

O curso tem o objetivo de preparar o profissional da área da saúde odontológica a como reagir e proceder em determinadas situações, tanto em questões técnicas, como também emocionais, em relação às urgências odontológicas que aparecerem enquanto estiverem em plantão no consultório com atendimento 24 horas.

Dessa forma, além do profissional ter maior segurança em lidar com a situação, também está preparado para atender o paciente independente da questão emocional em que ele se encontra, sem atrapalhar a avaliação e o diagnóstico odontológico.

Além disso, é muito importante que um consultório de atendimento 24 horas conte com uma equipe ampla, especializada em diferentes áreas odontológicas.

Isso porque, normalmente, os procedimentos cobertos pelo plano odontológico completo, segundo a ANS, são:

  • Colagem de fragmentos dentários;
  • Drenagens de abscessos;
  • Imobilização dentária temporária;
  • Tratamento de alveolites (que ocorrem após a extração dentária);
  • Recolocação de dentes avulsionados com contenção (dentes que saíram inteiros da boca, que podem ser recolocados em seu lugar natural).

Para os profissionais que pensam em divulgar o consultório em que trabalham, para garantir uma maior procura pelos pacientes, é possível implementar as estratégias de marketing odontológico.

Vantagens e desvantagens em trabalhar no dentista 24 horas

Muitos profissionais podem se questionar a respeito das vantagens, assim como das desvantagens em trabalhar em locais que realizam atendimentos 24 horas.

Como em qualquer área da saúde, o importante é sempre priorizar seu paciente e dar a ele o melhor atendimento que conseguir.

Por conta disso, é muito importante que o profissional tenha uma boa rotina de descanso, assim como de alimentação para garantir que consegue atender da melhor maneira possível.

Muitos podem ver o dentista 24 horas como uma oportunidade de renda extra, além do seu trabalho diurno que já está acostumado.

Entretanto, é essencial que o profissional tenha a disposição necessária para trabalhar nesse ambiente.

Escolher o plantão da noite e madrugada possui os dois lados da questão. Pode ser mais vantajoso, por exemplo, pelo baixo fluxo de pacientes que vão ao dentista 24 horas.

Por outro lado, aqueles pacientes que saem de sua casa para procurar um dentista provavelmente estão com muitas dores ou são casos de urgência que precisam de atendimento imediato.

Os pacientes, nesse caso, normalmente estão muito irritados, assustados e até mesmo com medo.

O curso para atendimento de urgência é muito importante, pois, além do profissional ter maior segurança em lidar com a situação, também está preparado para atender o paciente independente da questão emocional em que ele se encontra, sem atrapalhar a avaliação e o diagnóstico odontológico.


Dentista 24 horas: conte com um profissional quando mais precisar