Como um sistema grátis para clínicas odontológicas vai potencializar seu consultório na crise?

Vivemos em um período de crise no país, que vem afetando também muitas clínicas odontológicas – desde os consultórios com anos de mercado até os dentistas recém-formados que estão querendo abrir suas clínicas.

O principal impacto tem sido o da pandemia de coronavírus, que reduziu o número de atendimentos, complicou o faturamento em consultórios odontológicos e passou a exigir uma gestão muito mais eficiente. Além disso, o baque financeiro deste período também ameaça causar problemas.

Vale apontar que a gestão é algo central em qualquer momento de uma clínica odontológica, mas que acaba sendo menosprezado por muitos dentistas. 

Em tempos de fartura, alguns dentistas viam os cuidados com a gestão como algo menos importante, já que antes do coronavírus o mercado da odontologia crescia muito bem no país, com uma marca de 10 anos consecutivos de superávit na balança comercial.

No entanto, quando as dificuldades chegaram, ficou claro que quem já tinha uma gestão eficiente soube lidar com os problemas de uma forma mais ágil. E neste momento, com a crise mais consolidada, a gestão eficiente é absolutamente indispensável. Afinal, é ela que garante a sobrevivência das clínicas odontológicas.

Sistema para dentistas: o caminho para uma gestão mais eficiente

Para lidar com as dificuldades da clínica neste momento, uma gestão em papel ou planilhas não é mais o suficiente: todo dentista precisa de um software de gestão. Com um bom sistema para consultórios, você consegue ficar mais no controle da situação, acompanhando seu financeiro, seu fluxo de caixa, o movimento e a fidelização dos pacientes, e muito mais.

Mas sabemos que muitos dentistas recém-formados, quando estão se preparando para abrir um consultório odontológico, não estão prontos para investir em um software de gestão. 

No entanto, neste momento de crise, ficar sem um sistema é a forma mais fácil de seu consultório ser profundamente afetado – e talvez até arrasado – pelas dificuldades. 

Além disso, iniciantes na gestão de clínicas odontológicas certamente vão precisar do apoio de um sistema para manter o seu negócio.

E é nesse momento – quando você precisa de um sistema, mas não pode investir – que é necessário levar em conta a opção de usar um sistema gratuito para dentistas.

Funcionalidades de um sistema gratuito que seu consultório odontológico precisa em uma crise

Muitos profissionais têm um certo preconceito com sistemas gratuitos. Afinal, softwares que não cobram pela utilização tendem a ser extremamente limitados.

Mas isso não é uma regra! Tudo que você deve fazer é encontrar o sistema gratuito que seja ideal para sua clínica e para potencializar seu consultório neste momento. Lembre-se: você precisa de uma gestão eficiente em meio à crise na clínica odontológica.

Quer saber como um sistema gratuito pode ajudar durante a crise? Confira as funcionalidades que você precisa buscar para este período:

Controle financeiro completo

Esta é uma das funcionalidades que você realmente não pode ficar sem! A gestão financeira é essencial em tempos de crise, para permitir que você controle seu fluxo de caixa e garanta a saúde de sua clínica odontológica, mesmo com a redução nos atendimentos.

Integração dos processos

Em tempos de crise, uma gestão eficiente é mais importante do que nunca. Mas para conseguir essa organização da sua clínica, é preciso ter um sistema que integre os processos como um todo, ao invés de lidar com cada setor de forma separada.

Agenda online para dentistas

A organização de seus atendimentos é fundamental para manter uma clínica odontológica em tempos de crise, ainda mais com as recomendações de distanciamento social do coronavírus. É essencial ter os horários e os cadastros de pacientes sempre ao seu alcance e conseguir garantir que seu consultório nunca esteja muito cheio.

Prontuário eletrônico

Com o prontuário eletrônico, suas consultas são mais ágeis, graças ao acesso rápido a todo o histórico do seu paciente. Essa vantagem faz com que a satisfação do paciente aumente e melhora suas chances de fidelização – algo essencial para manter seu fluxo de caixa durante uma crise.

Painel gerencial e relatórios 

Ter o controle total sobre a sua clínica é uma das melhores formas de manter-se funcionando em meio à crise. Para isso, você precisa de informações, relatórios e um bom painel gerencial.

SMS e e-mail marketing

Durante períodos de crise, é muito fácil perder a fidelização de seus pacientes. No entanto, com ferramentas de comunicação automatizada através de SMS e e-mail marketing, você reforça o relacionamento com o paciente e garante um bom número de consultas.

Prescrição digital

Com uma prescrição digital enviada direto no celular do paciente, via SMS, você evita a necessidade de ele voltar para a clínica apenas para pegar uma receita. Essa é uma ótima estratégia para reduzir os riscos e a aglomeração na clínica, além de melhorar a satisfação do paciente.

Telemonitoramento

Essa é uma funcionalidade mais rara em sistemas gratuitos para dentistas, mas saiba que ela pode fazer toda a diferença! Com o telemonitoramento você pode orientar seus pacientes a distância, complementar seu atendimento presencial, diminuir a aglomeração na clínica e ter excelentes resultados, fidelizando pacientes mesmo em meio de uma crise!

Essas são só algumas das vantagens que um bom sistema gratuito para dentistas pode levar para ajudar sua gestão odontológica neste momento de crise.

É hora de ser mais digital

O processo de digitalização no nosso dia a dia evoluiu muito durante a pandemia. O uso de redes sociais aumentou, o telemonitoramento se tornou uma realidade e as ferramentas digitais para consultórios odontológicos passaram a ser ainda mais importantes.

Por isso, se você é um dentista recém-formado, que está abrindo sua clínica e buscando se posicionar no mercado, este é o melhor momento para marcar seu lugar com inteligência, através de um sistema digital e disponível na nuvem – mesmo que ele seja gratuito.

Caso você seja um dentista já bem posicionado no mercado, mas trabalhando com uma clínica particular, esta é a hora de se atualizar. Sem um sistema de gestão de qualidade, você pode acabar ficando para trás, enquanto novos dentistas adaptados ao mundo digital ocupam cada vez mais espaço.

Seja qual for a sua realidade, um sistema de gestão para dentistas é indispensável. É essencial ter uma gestão mais eficiente e todas as funcionalidades que já apontamos.

Como escolher um sistema gratuito para dentistas

A primeira parte da escolha do sistema ideal para sua clínica ou consultório odontológico é avaliar se ele conta com as funcionalidades acima!

Depois, leve em consideração suas limitações. Afinal, é claro que um sistema gratuito terá algum tipo de restrição, principalmente no número de clientes cadastrados. 

Nesse sentido, o Dental Office conta com um sistema de gestão odontológica gratuito repleto com todas essas funcionalidades: o Dental Office Start.

Além das funcionalidades apontadas, o Dental Office Start possui tudo que você precisa para uma gestão eficiente, e ainda conta com possibilidades para facilitar o pagamento de seus pacientes, com maquininha de cartão, gestão de cheques e boletos, e muitas outras vantagens, como o suporte ilimitado.

É claro que ele possui limitações, sendo adequado para clínicas com apenas um dentista e sem um grande volume de atendimentos. Mas podemos garantir: quando você tiver clientes demais para o Dental Office Start, você vai estar pronto para migrar para uma opção mais completa entre os planos do Dental Office.

Conheça o Dental Office Start 

E lembre-se da importância de uma gestão eficiente nestes tempos de crise. Se quiser ficar ainda mais preparado para lidar com as dificuldades, confira nosso eBook sobre o assunto: