Scanner intraoral aumenta a produtividade no consultório

A odontologia se beneficia dos avanços tecnológicos, que, por sua vez, garantem uma maior eficácia nos atendimentos e tratamentos

De acordo com a pesquisa da Edelman Intelligence, feita durante o evento Futuro | Rio, no dia 5 de junho de 2019, a evolução das tecnologias é o medo de cerca de 49% dos brasileiros e de 46% da população mundial. 

Esse medo, no entanto, gira em torno do receio de perder o emprego para máquinas e mais recentemente até para robôs. Contudo, quando falamos dos avanços na odontologia, o espectro muda. 

Afinal, tem sido cada vez maior o emprego de novas tecnologias nos mais variados procedimentos.

Essas novidades tem tornado os tratamentos cada vez mais seguros, rápidos e sem dor para o paciente.

Um dos exemplos mais recentes é o scanner intraoral. O scanner faz uso da tecnologia conhecida como sistema CAD/CAM.

O nome são as siglas inglesas para Computer-Aided Design/Computer-Aided Manufactoring 

Elas significam, respectivamente, desenho auxiliado por computação e manufatura auxiliada por computação.

O scanner intraoral é um equipamento inovador, pequeno e de fácil manejo.

Com o instrumento o dentista pode elaborar próteses e aparelhos dentários com maior precisão, consegue simular os tratamentos e seus resultados. 

Benefícios do Scanner Intraoral 

Uma das áreas da saúde bucal que mais se beneficia é a ortodontia, responsável pela correção da posição não apenas dos dentes, mas também dos ossos maxilares que envolvem toda a estrutura do rosto. 

Tendo em vista que nessa área os exames de raio x são imprescindíveis para um bom planejamento do tratamento, é impossível dizer que não existam benefícios que as tecnologias oferecem ao dentista e também ao paciente. 

O escaneamento oral facilita bastante todo o processo de moldagem, por exemplo

Por meio dessa câmera, é possível também que o profissional veja em cores os detalhes da boca do paciente, como a densidade dos ossos. Todos essas informações são essenciais para o dentista!

Sendo assim, é possível alcançar uma maior precisão para realizar os aparelhos e próteses, além, é claro, de simular em um computador, por meio de um software, o tratamento que pode ser feito.

Lembrando que o Dental Office tem integração com o sistema Active Ware e possibilita o armazenamento das imagens e registros, facilitando o andamento dos tratamentos e procedimentos no consultório. 

O scanner também possibilita que o profissional identifique a presença de doenças e patologias do paciente, garantindo um diagnóstico mais preciso e eficaz.

Além das vantagens para o dentista, o paciente também ganha com o uso da nova tecnologia.

Quando o profissional opta por utilizar o scanner, ele não utiliza o molde de gesso.

Esse procedimento pode causar os mais diversos problemas, dentre eles engasgos e até acessos de ânsia de vômito durante a consulta. 

Além disso, a velocidade do procedimento é algo que facilita muito. Afinal, dura cerca de 5 minutos e não é necessário uma repetição do procedimento de moldagem.

E para completar, o profissional consegue armazenar os dados do cliente em um computador, entrar em contato com os fabricantes das peças para os mais diversos aparelhos, acelerando o início do tratamento. 

Mais Pacientes no Seu Consultório

Muitos pacientes deixam de ir ao dentista por medo da dor ou desconforto que sentem durante os procedimentos.

Com o uso do sacanner intraoral e outras tecnologias, a tendência é atrair mais pacientes. 

Os procedimentos tem se tornado cada vez menos invasivos e dolorosos. Além disso, o investimento em tecnologias é visto com bons olhos pelos clientes, que procuram eficiência e segurança. 

Investir no Scanner Vale a Pena?

Muitos dentistas se perguntam se o investimento no scanner intraoral vale a pena.

O questionamento é normal, já que o equipamento tem um custo bastante elevado. No entanto, o retorno é muito positivo. 

Em primeiro lugar, ele melhora a imagem da clínica e aumenta o índice de indicações de pacientes. Essa é uma consequência de todos os benefícios citados anteriormente. 

Portanto, o profissional não deve levar em conta apenas o seu preço, e sim, o seu custo-benefício.

Mais pacientes farão com que a receita e rentabilidade da clínica ou consultório aumente. 

Esse lucro fará com que o profissional possa investir mais e melhor em processos e equipamentos que tornem seu trabalho mais rápido, direto e eficaz. Em resumo, o scanner intraoral traz uma série de benefícios.

Conforto e confiança aos pacientes, agilidade e melhor fluxo de trabalho aos profissionais e, a longo prazo, uma melhor imagem, receita e rentabilidade para a clínica odontológica.

Scanner intraoral aumenta a produtividade no consultório

(Produzido por Simpatio)

Dr. Ramiro Murad

Graduado em Odontologia pela UNIC. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP – SP). Com habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial na Clínica da Villa, em São Paulo. Dentista parceiro da Simpatio. CRO – 118151.

Scanner intraoral aumenta a produtividade no consultório
Enviando...