Infelizmente aconteceu, e agora, o que fazer?
Essa acaba sendo uma grande dúvida em todas as profissões, como cobrar?
Essa é a segunda parte, se você quiser ver a primeira parte clique aqui!
Veja agora o passo a passo de como resolver esse problema que eventualmente acaba acontecendo no nosso dia a dia, com um protocolo elaborado e revisado que consiste em 6 passos!
1. Primeiro Contato telefônico
Sempre pessoal, nunca no local de trabalho, nunca para amigos e familiares, caso contrário se caracteriza como um constrangimento ilegal.
Caso você tenha ligado e a pessoa não atendeu, anotar na ficha que você entrou em contato e mandar uma mensagem pelo whats somente avisando que você tentou entrar em contato.
Sempre ligar no primeiro dia após o vencimento da fatura pois aumenta suas chances de receber e se posiciona em relação ao paciente sobre a importância e compromisso com o pagamento na data.
Quando for falar com o paciente nunca diga: “Qual dia que você vem pagar?”. O certo é: “Eu posso esperar você amanhã?”
Caso ele não possa pergunte “Então podemos marcar para depois de amanhã?” Ele tem que entender que existe uma urgência e que você necessita uma data para que esse pagamento seja realizado.
2. Segundo Contato Telefônico
As regras do segundo contato telefônico são as mesmas do primeiro:
-Ligar depois do primeiro dia
-Sempre pessoal
-Registrar na ficha
-Sempre marcar o dia do pagamento
3. Mandar a primeira carta
Se mesmo após as duas ligações o paciente não pagou você vai mandar uma carta de cobrança profissional, bem escrita, com postura e sem ser agressiva.
Lembrar que a carta deve ser mandada com registro, AR, para servir como documento.
4. Segunda Carta
As mesmas regras da primeira carta.
5. Terceira Carta – Abandono de Tratamento
É uma carta oficializando o abandono do tratamento, podendo também já conter um boleto com o valor da dívida do paciente, dos procedimentos que já foram realizados.
6. Cobrança Final
Você vai fazer uma inclusão do nome do paciente no SPC, mas lembrando que: você tem que ter contrato com o paciente devidamente elaborado e assinado e com documentação, caso contrário, esqueça.
Pronto, você realizou todos os procedimentos da maneira mais profissional possível para receber a quantia devida.
O ideal como falei anteriormente é prevenir em vez de remediar. O sistema Dental Office conta com todas as ferramentas necessárias para que você se previna ao máximo possível contra a inadimplência, desde cadastros, contratos, consultas de crédito, datas de vencimentos de pagamento e mais.
Começar certo para terminar certo.
Tenham uma excelente semana e até a próxima!