Contabilidade odontológica: o que você precisa saber

A contabilidade odontológica é imprescindível para qualquer pequena, média ou grande clínica (ou consultório) no Brasil. Lembrando, que seu consultório ou sua clínica odontológica também é uma empresa e precisa que a contabilidade esteja bem organizada.

Sem uma organização contábil, sua clínica ou consultório odontológico corre grande risco de multas e diversas tributações que irá complicar o caixa do negócio.

Continue lendo esse artigo para descobrir tudo sobre a contabilidade odontológica e elimine os erros que podem comprometer as finanças do seu negócio.  

Legislação

O dentista no momento de abertura da clínica ou consultório odontológico, deve pesquisar qual a melhor opção para desempenhar as atividades na tributação, isto é, se irá trabalhar como Pessoa Jurídica ou Física.

Independente da opção tributária que você escolha é fundamental que:

  • seu registro no CRO (Conselho Regional de Odontologia) esteja em dia;
  • sua solicitação de atividade esteja aprovada na vigilância sanitária municipal.

A questão dos tributos é de essencial importância, uma vez que parte dos rendimentos do consultório, obrigatoriamente, devem ser recolhidas aos cofres públicos todos os meses, e a escolha do melhor regime tributário poderá gerar maior ou menor impacto nos rendimentos do consultório ou clínica odontológica.

Para considerar o melhor regime tributário, será necessário calcular os valores totais de faturamento, podendo comparar nas simulações entre as modalidades de Pessoa Jurídica ou Pessoa Física, analisando o mais vantajoso e procedendo a sua definição.

Quer saber mais de como estar em dia com a Receita Federal? Então, acesse esse artigo.

Obrigações fiscais para dentistas como Pessoa Física

Se você atua ou irá atuar como autônomo, será sua responsabilidade fazer as escrituras do livro caixa (são os registros de todos os recebimentos e pagamentos) e do carnê-leão (é um recolhimento mensal do Imposto de Renda para profissionais registrados como Pessoa Física).

Obrigações fiscais para dentistas como Pessoa Jurídica

Se você pretende atuar ou atua como PJ (Pessoa Jurídica) precisará ter:

  • escrituração contábil: é um registro que regula os atos administrativos, por meio de processo manual (escrito) ou automatizado (digital);
  • emissão de notas fiscais para prestação de serviços: atualmente diversas clínicas e consultórios utilizam a NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônico);
  • DMED anual: essa é a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde que precisa ser feita anualmente. Você deve registrar os serviços prestados na clínica ou consultório odontológico nesse link;
  • folha de pagamento: é uma lista com os pagamentos dos funcionários que trabalham em sua clínica ou consultório odontológico. Muito conhecido como holerite.

Contabilidade odontológica tradicional

No mercado contábil existem diversas empresas ou contadores especialistas na área da saúde. Contudo, quanto mais específico na área, mais caro é o serviço.

Se você está atrás daquela contabilidade odontológica tradicional, tome muito cuidado, analise o histórico da empresa, procure se já ocorreu erros e processos jurídicos.

A contabilidade é caracterizada por detalhes e se a empresa prestadora do serviço contábil já cometeu esses erros, provavelmente você poderá estar caindo em uma tremenda enrascada.

E ainda, muitos dentistas pensam que na contratação de um terceirizada contábil, todo esforço financeiro é, respectivamente, terceirizado com a empresa.

Não! Isso não é verdade. Na maioria das vezes, você será a ligação das informações entre a empresa de contabilidade e o consultório ou clínica odontológica. Seu esforço será colaborado com a terceirizada de contabilidade ou o contador.

E nisso, o impasse que muitos gestores notam, é que são diversas demandas e às vezes faltam informações a serem passadas.

Ainda fica mais complicado para dentistas que precisam atender o paciente, diagnosticá-lo, tratar e gerir o consultório ou clínica odontológica.

Contabilidade online para consultórios e clínicas odontológica

A contabilidade online é um serviço contábil com base em tecnologia e internet. Com esse serviço, você será capaz de acompanhar pela internet, a qualquer hora, a contabilidade da sua empresa.

As principais vantagens em ter um serviço de contabilidade online são:

  • os gastos comparados a contabilidade tradicional. A contabilidade online é um serviço pago, porém bem mais barato em relação a contabilidade online ou aos contadores freelancers;
  • plataforma intuitiva: fica muito mais fácil gerir todas as informações contábeis por meio de uma plataforma de contabilidade online;
  • integração exclusiva com o melhor software odontológico: recentemente, nós do Dental Office, somos o primeiro software integrado a módulo específico para contabilidade (dedicado ao profissional liberal) do mercado. Dessa forma, ficará muito mais prático, com automatizações, armazenamento e migrações das informações diretamente à Receita Federal;
  • segurança em todas as informações: se você já teve algum problema com perda de papel, não se preocupe, pois o contabilidade online registra e fará a gestão de todas as informações em servidores seguros, impedindo que dados sejam corrompidos ou roubados;
  • mais produtividade: com o serviço de contabilidade online você agiliza todas as informações em poucos minutos, o que antes era feito em horas agora poderá ser realizado com a velocidade e produtividade do mundo digital.  

Com a contabilidade online você ganha tempo para se concentrar nas estratégias de marketing, organização e fidelização de pacientes, ou então, em simplesmente atender mais pacientes.

Por fim…

A contabilidade odontológica é um tema bem complexo para você, gestor ou dentista de uma clínica ou consultório. Mas, é fundamental que entenda os principais conceitos para não se perder com tantas informações.

Independente se você tem o contador tradicional ou a contabilidade online, sua tarefa demandará muita atenção, precavendo-se nas informações contábeis do consultório ou clínica odontológica para não ter problemas com o FISCO.

A solução para amenizar a burocracia, lentidão, desorganização  nos processos é a contabilidade online, que apresenta diversas vantagens.

Saiba mais das vantagens da contabilidade online, clicando nesse link.

Você viu nesse post-blog, as principais informações que você precisa saber sobre contabilidade odontológico, desde a legislação inicial para atuar como dentista, as obrigações fiscais de Pessoa Física e Jurídica e detalhes sobre as terceirizadas de contabilidade tradicional e a contabilidade online.  

E ai? Gostou desse conteúdo? Então, não deixe de compartilhar com sua equipe!

Agradecemos a leitura.